Os avicultores da Malásia estão ficando cada vez mais preocupados.
Eles estão com medo de perder o acesso ao mercado de Cingapura para sempre se o governo da Malásia não reverter a proibição de exportação de frango de 1º de junho em breve.
A CNA informou que os players da indústria avícola da Malásia estão conversando com seu governo, dada a visão dos agricultores de que o fornecimento de frango em Johor e no resto do país já se estabilizou e haverá um excedente de frango.
Os produtores estão procurando a Federação local de Associações de Agricultores de Pecuária da Malásia (FLFAM) para representar seus interesses.
Quais são as preocupações?
De acordo com o relatório da CNA , os criadores de frango da Malásia cultivaram bons relacionamentos com os clientes de Cingapura durante um período de tempo.
No entanto, o golpe desferido pela proibição de exportação pode desfazer a boa vontade e os laços comerciais, já que Cingapura recorreu a outros países para garantir sua segurança alimentar, questão que aqui não é tratada com leviandade.
Em resposta à proibição, a Agência de Alimentos de Cingapura (SFA) disse em 30 de junho que a Indonésia se tornou uma nova fonte de importação de frango.
Este novo acordo foi finalizado dentro de um mês. Mais de 20 países já estão credenciados para exportar frangos para Cingapura. Tal movimento reduz a dependência de Cingapura em frangos da Malásia, mas também pode potencialmente cortar a cadeia de suprimentos para sempre.
Os avicultores tiveram que lidar com um aumento pontual da demanda na Malásia
Existem cerca de 700 granjas de frango em Johor, de acordo com o relatório da CNA. Algumas dessas fazendas em Johor atendem ao mercado de exportação. Mas com a proibição de exportação em vigor, as fazendas puderam se unir para atender ao mercado interno.
Até 3,6 milhões de frangos por mês não puderam ser exportados como resultado depois que a Malásia enfrentou problemas de oferta e preços, com frangos inteiros tendo que ser vendidos acima do preço máximo para cobrir seus custos.
A infecção por doenças e as condições climáticas estavam entre os fatores que afetam as operações das granjas de frango da Malásia. Isso foi agravado pela flexibilização das restrições pandêmicas que levaram à realização de festas e um aumento na demanda por frango.
Desde que a temporada chegou e se foi, há um excedente de frango no mercado, com a Malásia sendo 114% autossuficiente na produção de frango, informou a CNA.
“Uma vez que você perde um mercado, não será fácil recuperá-lo”, disse uma pessoa da Associação de Criadores de Aves de Johor.