Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Profissional de saúde no Missouri apresenta sintomas após contato com paciente infectado por gripe aviária

Profissional de saúde no Missouri apresenta sintomas após contato com paciente infectado por gripe aviária

Um segundo trabalhador da área da saúde no Missouri, que esteve em contato com um paciente hospitalizado por gripe aviária, apresentou sintomas leves de problemas respiratórios. No entanto, ele ainda não passou por testes para identificar o vírus, segundo autoridades americanas.

Agora, três pessoas que tiveram contato com o paciente infectado apresentaram sintomas. Conforme informado pelas autoridades, todos já se recuperaram. Um dos casos foi de outro profissional de saúde, que testou negativo para a gripe, e o outro de um familiar do paciente, que apresentou sintomas simultaneamente, mas também não foi testado.

Diferentemente dos casos anteriores registrados nos Estados Unidos, o paciente do Missouri não teve exposição humana a animais contaminados, o que levanta a possibilidade de uma possível mutação do vírus, capaz de facilitar a transmissão entre pessoas. O vírus circula atualmente em rebanhos de gado leiteiro.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) informou que ainda não foi possível identificar se o caso no Missouri está ligado ao surto em rebanhos. O estado está conduzindo uma investigação com apoio do CDC e considerando amostras de sangue para avaliar a presença de anticorpos contra o vírus. Um teste sorológico será oferecido ao segundo profissional de saúde.

Especialistas como Caitlin Rivers, do Centro de Segurança Sanitária da Universidade Johns Hopkins, destacam que o exame de sangue é essencial para determinar uma possível transmissão do vírus H5. Michael Osterholm, da Universidade de Minnesota, também alertou que os sintomas adversos podem ser causados ​​por outras doenças, como a COVID-19, que gerou aumento de casos em agosto.

O paciente, diagnosticado com gripe aviária, tinha condições de saúde pré-existentes e foi hospitalizado, onde passou por exames que confirmaram a infecção. Ainda não se sabe se os sintomas foram causados ​​pelas condições anteriores ou pela gripe aviária. Este é o 14º caso confirmado da doença nos Estados Unidos em 2023. Os casos anteriores foram associados principalmente a surtos em fazendas de aves ou em rebanhos leiteiros.

Dados do Departamento de Agricultura dos EUA mostram que desde março, mais de 200 rebanhos de gado leiteiro em 14 estados foram afetados pela gripe aviária.

Fonte: Reuters