Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Agronegócio

Sistema Estadual de Agricultura alinha ações para ampliar apoio a mulheres do campo

Sistema Estadual de Agricultura alinha ações para ampliar apoio a mulheres do campo

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) vai definir estratégias para ampliação do atendimento a mulheres rurais. O assunto foi debatido em reunião nesta segunda-feira (07)  na sede da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Além da Secretaria, participaram representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e Ceasa Paraná.

O objetivo foi listar as iniciativas do Seagri que atualmente já atendem mulheres rurais, e pensar formas de qualificar esse atendimento, principalmente no âmbito do programa Mulheres do Campo, idealizado pela primeira-dama Luciana Saito Massa e apresentado em maio deste ano. Neste primeiro encontro, a equipe falou sobre a necessidade de uma base de dados integrada com informações sobre as mulheres atendidas, além do desenvolvimento de um plano de metas para 2025.

O Governo do Estado instituiu o programa Mulheres do Campo com o intuito de promover a autonomia econômica de mulheres que trabalham em atividades rurais. A iniciativa trata de uma série de medidas integradas pelo desenvolvimento, qualificação e inclusão produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. O programa tem como diretrizes principais viabilizar o acesso das mulheres a programas de fomento produtivo e de crédito rural, capacitar as produtoras rurais para gestão e cooperativismo, desenvolver e divulgar tecnologias sociais e sustentáveis para produtoras e priorizar a participação de mulheres em programas de compras públicas da agricultura familiar.

As medidas vão beneficiar mulheres em diversas situações, como produtoras de agricultura familiar, assentadas de reforma agrária, extrativistas, pescadoras artesanais e aquicultoras, e mulheres de comunidades indígenas, das comunidades quilombolas e de outros povos e comunidades tradicionais. Vários encontros já foram promovidos no Interior do Estado para apresentar uma cartilha, desenvolvida especialmente para as mulheres que vivem na área rural. O objetivo é informá-las sobre ações às quais podem ter acesso.

APOIO – A Seab e suas vinculadas já atendem mulheres com diversos programas, como o Banco do Agricultor Paranaense, que garante juro zero para financiamentos de mulheres inscritas no Pronaf; o programa Leite das Crianças, que oferece um litro de leite por dia para crianças em situação de vulnerabilidade; o Coopera Paraná e o Compra Direta Paraná, que destinam recursos para organizações da agricultura familiar, entre outros. Já o IDR-Paraná também atua com mulheres em ações como a de Promoção Social, enquanto a Ceasa prevê esse tipo de apoio especialmente com o Banco de Alimentos Comida Boa, e a Adapar por meio do estímulo ao desenvolvimento das agroindústrias. 

Fonte: Governo do Paraná