A CNA apresentou a importância da água subterrânea para a produção agrícola durante webinar sobre o Sistema Aquífero Guarani, na terça (12).
O aquífero Guarani é uma reserva subterrânea de água doce localizada em países da América do Sul, abrangendo áreas de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Durante o evento online, que contou também com a participação de representantes dos outros três países, a CNA observou que o aquífero Guarani pode apoiar a segurança hídrica e aumentar a resiliência da agricultura em cenários de seca e escassez.
“Reforçamos o papel estratégico dessa fonte de água para garantir a produtividade e a continuidade das atividades agrícolas, defendendo práticas de manejo sustentável e como o agricultor brasileiro já vem aplicando, na prática, os resultados do Plano ABC+”, afirmou a assessora de Sustentabilidade da Confederação, Jordana Girardello.
Jordana ressaltou que é necessário avançar nas discussões para que a gestão subterrânea e superficial da água seja interligada e reflita a disponibilidade real dos usos, trazendo segurança aos usuários.
“É necessário o monitoramento contínuo e a integração de bases de dados de águas subterrâneas. Essa integração permite que estudos realizados por diversas instituições, após validação, possam ser usados para uma gestão efetiva e informada do aquífero”, disse.
A assessora técnica reforçou que o processo colaborativo fortalece a preservação e o uso sustentável do aquífero, garantindo que decisões de manejo considerem dados atualizados e confiáveis para a continuidade das atividades agrícolas e a proteção dos recursos hídricos subterrâneos.