Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Resumo da Semana Agrimídia: preços da carne em alta, polêmicas envolvendo o Carrefour e suspeita de gripe aviária em criança movimentaram a semana

Resumo da Semana Agrimídia: preços da carne em alta, polêmicas envolvendo o Carrefour e suspeita de gripe aviária em criança movimentaram a semana

 

Que o agro não para, nós sabemos, mas a sequência de feriados das últimas semanas gera impacto direto ao mercado de consumo. A proximidade do fim de ano também movimenta o setor de proteínas. Nos últimos dias, a demanda crescente tem impulsionado os preços do suíno e causado oscilações no mercado. Uma polêmica envolvendo uma grande rede supermercadista também foi destaque nesta semana, enquanto países seguem em alerta devido à gripe aviária. Confira os principais acontecimentos da semana: 
 
Demanda elevada para suínos 

A carne suína se tornou mais competitiva em relação à carne bovina, alcançando o maior nível desde junho de 2023. De acordo com pesquisas do Cepea, os preços do suíno vivo e da carne suína seguem em alta no Brasil, superando, em algumas regiões, os recordes históricos. Esse aumento é impulsionado pela forte demanda interna e externa, além das dificuldades em encontrar novos lotes de animais para abate. Veja a matéria completa aqui
 
Mais polêmica 
 
Depois da declaração do diretor financeiro da Danone, Jurgen Esser, sobre o mercado de soja brasileiro, outra polêmica envolvendo gigante do setor alimentício repercutiu durante a semana. O CEO do Carrefour, Alexandre Bompard, anunciou que a rede não venderá mais carne do Mercosul, decisão tomada em meio a protestos de agricultores franceses contra o acordo comercial entre a União Europeia e o bloco. O Carrefour França não esclareceu se a medida se aplica a toda a Europa, enquanto o Carrefour Brasil afirmou que continuará comprando carne de frigoríficos nacionais. 
 
O agro brasileiro não se calou: O assunto gerou críticas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e de associações do setor, que reforçaram a qualidade das carnes brasileiras e o cumprimento de rigorosos padrões internacionais. Dentre as entidades que se manifestaram, está a ABPA, que em nota declara que “a manifestação de Bompard carece de fundamentação técnica e parece refletir uma posição protecionista, prejudicando a visão equilibrada sobre a oferta de produtos de alta qualidade, como as proteínas brasileiras”. Veja a resposta da ABPA na íntegra.  

Reeleição de Trump  

Toda mudança presidencial gera debate sobre possíveis impactos aos mercados, principalmente quando se trata dos Estados Unidos. A reeleição de Donald Trump pode trazer mudanças na agricultura, com foco na desregulamentação e no apoio a pequenos produtores. A nomeação de Thomas Massey, defensor de políticas como o PRIME Act, para liderar o Departamento de Agricultura (USDA), pode beneficiar pequenos agricultores, simplificando a regulamentação do processamento de alimentos. No entanto, especialistas alertam que a desregulamentação e os cortes fiscais podem favorecer grandes corporações, dificultando a competitividade dos pequenos produtores. Entenda melhor o cenário na análise completa.  

 
Suspeita de gripe aviária em uma criança  
 
O Departamento de Saúde Pública da Califórnia investiga um possível caso de gripe aviária em uma criança com sintomas respiratórios leves. Embora não haja evidências de transmissão entre pessoas, amostras foram enviadas ao CDC para confirmação, que informou que o risco para o público é baixo. A gripe afetou 53 pessoas nos EUA desde abril, e casos recentes incluem um surto no Oregon e um adolescente hospitalizado no Canadá. Confira a notícia completa.  

Gripe aviária em aves comerciais 
 
Ainda falando sobre gripe aviária, o governo do Reino Unido confirmou um caso de gripe aviária H5N1 em uma instalação comercial de aves em St Ives, no sudoeste da Inglaterra. Como medida de contenção, todas as aves da instalação foram sacrificadas, e zonas de proteção de 3 km e de vigilância de 10 km foram estabelecidas. Este é o primeiro caso de H5N1 em aves comerciais na Grã-Bretanha nesta temporada. Saiba mais.  
 
Chegou no Havaí  
 
O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou o primeiro caso de gripe aviária no Havaí, no Condado de Honolulu, desde o início do surto em 2022. O caso destaca a necessidade de vigilância constante e medidas de biossegurança, com autoridades locais e federais intensificando o monitoramento para evitar a propagação do vírus no estado. Entenda o caso.  
 
Agrimídia no OVUM 2024 – Confira entrevistas exclusivas 
 
Nossa equipe participou do mais importante evento da avicultura latino-americana, realizado no Centro de Convenções de Punta del Este. O encontro reuniu diversos líderes do segmento e abordou temas fundamentais para o mercado. Veja algumas das entrevistas que produzimos para você:   

Mantenha-se informado sobre as principais atualizações e tendências que impactam o setor agropecuário no portal Agrimídia.