Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Preço da asa de frango cai nos EUA e chega abaixo do nível pré-pandemia

O frango se tornou um dos produtos preferidos dos consumidores e as asas, além de um clássico, agora são uma alternativa aos altos preços de outros tipos de carne, que dispararam com os aumentos inflacionários

Preço da asa de frango cai nos EUA e chega abaixo do nível pré-pandemia

Um dos poucos produtos que está aliviando o orçamento dos consumidores nos Estados Unidos são as asas de frango, cujos preços estão abaixo dos níveis pré-pandemia.

As asas de frango com osso agora são mais baratas do que em 2018 , de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Os dados inflacionários mostram que o preço médio no atacado das asas de frango caiu US$ 1,68 (R$ 8,59) em julho passado e a tendência até o final de agosto marca uma queda ainda maior.

A queda do preço das asas para os níveis mais baixos em anos contrasta com o aumento que os alimentos em geral experimentaram em 13,1% em julho passado , segundo o mais recente relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Mas não só isso, a alta dos preços da carne bovina, cujo custo disparou nas últimas semanas, também fez com que os consumidores optassem pela proteína de frango para substituir a carne bovina em suas mesas.

No entanto, nem sempre foi assim, pelo menos não para as asas, cujos preços dispararam no início da pandemia , quando milhões de americanos foram confinados e os pedidos desse produto aumentaram.

A maior demanda por asas de frango coincidiu com o aumento da inflação, escassez de trabalhadores, falhas na cadeia de suprimentos e concorrência acirrada de restaurantes de fast food para posicionar seus novos produtos de sanduíche de frango.

Asas invertem a inflação

Os criadores de frango reconhecem que as asas não foram sensíveis aos picos de inflação, disse o presidente e CEO da Wingstop, Michael Skipwoth, em entrevista no mês passado.

Skipwoth garantiu que o mercado começaria a ver uma deflação nos preços das asas de frango com osso; No final de julho, a Wingstop detalhou que os preços das asas caíram 19% durante o segundo trimestre de 2022 , em relação ao mesmo período de 2021.

Para o diretor executivo da multinacional processadora Pilgrim’s Pride, Fabio Sandri, atribui a queda nos preços das asas a ajustes típicos de oferta e demanda.

No entanto, os preços baixos das asas estão prestes a acabar, já que a demanda pode crescer quando duas das ligas esportivas mais importantes do país começarem: a NFL e a NBA.

Os produtores de frango esperam que os preços se recuperem durante a temporada de esportes de outono e inverno , quando esperam que a demanda cresça.