Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crédito Rural

Produtor rural do Sul oferece menor risco de inadimplência, segundo estudo da Serasa Experian

De acordo com o levantamento, o score médio dos produtores do Rio Grande do Sul é o maior do País, com 811 pontos quando observado pelo Agro Score

Produtor rural do Sul oferece menor risco de inadimplência, segundo estudo da Serasa Experian

Os produtores rurais da região Sul são os que oferecem os menores riscos de inadimplência ao mercado de crédito, mostra estudo inédito da Serasa Experian. Eles têm “perfil de bom pagador”, comprovado pelas análises do Agro Score, solução desenvolvida pela Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, o score médio dos produtores do Rio Grande do Sul é o maior do País, com 811 pontos quando observado pelo Agro Score. Nos Estados do Paraná e Santa Catarina, os produtores rurais também têm um desempenho expressivamente positivo em seus perfis de crédito, com pontuações de 794 e 808, respectivamente.

O estudo sobre a Inadimplência do Produtor Rural da Serasa Experian revelou que 15,8% desses trabalhadores estavam com dívidas ‘negativadas’ em março deste ano. Ao avaliar os Estados de grande produção agrícola, a inadimplência do setor é, em média, menos que a metade da taxa da população adulta com o nome no vermelho. Nesse levantamento é possível observar que o Rio Grande do Sul tem um dos menores níveis de negativação (11,1%).

Um demonstrativo interessante do estudo é como o desempenho do setor conseguiu se manter estável durante e após a pandemia. “O agronegócio, continuou gerando empregos e renda neste período, contando também com preços favoráveis à comercialização de seus produtos. Os ganhos dos produtores se mantiveram ou até cresceram em alguns casos, fazendo com que muitos conseguissem pagar as contas e mitigar riscos que geram a inadimplência”, disse em nota o head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

O Estudo de Impacto do Agro Score foi realizado em junho de 2022, com uma amostra de 3 milhões de donos de propriedades rurais de todos os Estados brasileiros que realizam transações e linhas de crédito agrícola, além de seguro agro.

O Levantamento de Inadimplência do Produtor Rural foi realizado em março de 2022 e junho de 2021, com uma amostra de 95 mil produtores rurais dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.