Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Setor de suínos do Paraguai pede maior gestão pública para acelerar abertura do mercado taiwanês

Jorge Ramírez, presidente da Associação Paraguaia de Produtores de Suínos (APPC), disse que faltaria vontade política, pois todos os requisitos sanitários já foram cumpridos e os pontos exigidos foram validados

Setor de suínos do Paraguai pede maior gestão pública para acelerar abertura do mercado taiwanês

Jorge Ramírez, presidente da Associação Paraguaia de Produtores de Suínos (APPC), explicou que o setor aguarda com grande expectativa a abertura do mercado taiwanês, entretanto, pedem maior gestão pública para agilizar o processo.

Da mesma forma, mencionou que faltaria vontade política, pois todos os requisitos sanitários já foram cumpridos e os pontos exigidos foram validados.

“Assim como o presidente Mario Abdo ligou diretamente para o presidente de Taiwan para pedir outros itens, ele poderia fazer isso também para o setor de suínos, isso pode ajudar muito na tomada de decisão e podemos enviar carne”, disse ao La Nación e acrescentou que a luz verde para entrar neste mercado pode ajudar a reativar a economia dos produtores que estão em situação crítica em relação às exportações.

O dirigente do sindicato afirmou que continuam trabalhando na abertura de novos destinos como o Equador, que já tem passe livre, mas precisa regular o sistema tarifário. “Apostamos em Taiwan e exigimos que o Executivo tenha uma conversa mais direta com eles para viabilizar o mercado”, enfatizou.

Segundo Ramírez, são necessárias ações mais fortes para conseguir a autorização. “Há uma questão política que nos preocupa muito porque a ferramenta e a solução que mais temos à mão para equilibrar essa crise que temos no setor de suínos com altos custos e preços que estão caindo é exportar para Taiwan”, acrescentou.

Recordemos que existe um contexto bastante preocupante porque ainda estão longe de normalizar os níveis de embarques registados em anos anteriores, em que registaram um crescimento sustentado.

No início de outubro, o embaixador de Taiwan em nosso país, José Chih-Cheng Han, anunciou que aguarda a comunicação oficial do Paraguai para iniciar o processo de exportação de carne suína para o país asiático.