Nesta quinta-feira (27/10) às 10h00 a TV Gessulli recebe o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Luizinho Caron para uma live sobre o aumento dos casos de Influenza Aviária nas Américas.
Na última segunda-feira feira a Colômbia reportou dois casos de Influenza Aviária Altamente Patogênica em aves não comerciais no município de Acandí, no departamento de Chocó.
A Colômbia é um país autodeclarado livre da influenza aviária altamente patogênica pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) desde 2011 e a notificação não afeta ou modifica este status sanitário do país.
Diante da situação a Associação Brasileira de Proteína Animal emitiu um alerta aos avicultores brasileiros. De acordo com o documento este é um momento de alerta máximo para a avicultura brasileira, com o retorno da enfermidade à América do Sul.
A associação emitiu uma solicitação de reforço à mobilização do Ministério da Agricultura, em mensagem direta ao Ministro, ao Secretário de Defesa Agropecuária e ao Diretor de Saúde Animal, nas diversas frentes de defesa agropecuária, nos portos, aeroportos e fronteiras, seja pela ação ativa ou por meio de campanhas, estimulando o engajamento de todos na proteção do bem setorial mais precioso, que é a sanidade de nossos planteis.
Acompanhe