Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia Vacinal

Boehringer Ingelheim Saúde Animal lança vacina para bronquite infecciosa em aves no Brasil

A Volvac IB Fit é uma vacina de rápida replicação e indução de imunidade em aves para prevenção de bronquite infecciosa

Boehringer Ingelheim Saúde Animal lança vacina para bronquite infecciosa em aves no Brasil

Volvac IB FitA Boehringer Ingelheim Saúde Animal dá continuidade em seus lançamentos para avicultura brasileira e anunciou a chegada ao mercado nacional da vacina Volvac® IB Fit, que previne a bronquite infecciosa em aves. Já é a segunda novidade no ano de 2021, e vem complementar a solução para o mercado de aves junto com o “Incubatório Escola” para capacitação e treinamentos de técnicos e médicos-veterinários que atuam nas atividades relacionadas à vacinação e incubatório de ovos.

Em testes, a vacinação com a Volvac® IB Fit resultou em um alto nível de proteção após desafio de proteção com uma estirpe virulenta homóloga em duas idades. A duração da proteção fornecida pela vacina mostrou-se longa o suficiente para cobrir o tempo médio de vida de frangos de corte com apenas uma dose no primeiro dia de idade.  

“O lançamento da Volvac® IB Fit no Brasil reforça o investimento e a atenção da Boehringer Ingelheim para a divisão de aves. No fim do ano de 2020, lançamos a Newxxitek® HVT + ND, para proteção de aves contra as doenças de Newcastle e Marek e recentemente inauguramos o VTS Incubatório Escola. A nova vacina chega para deixar o nosso portfólio ainda mais completo para atender as necessidades da avicultura nacional”, afirma Abílio Alessandri, diretor da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.

Entre as conveniências da inclusão de aplicação da Volvac® IB Fit nas aves, estão a baixa interferência com outras vacinas respiratórias e a possibilidade de utilização em qualquer esquema de vacinação com vacinas variantes de bronquite. Em estudo realizado para avaliar o seu desempenho em um programa que inclui vacina viva atenuada variante seguido do desafio aos 28 dias pós-vacinação, a Volvac® IB Fit apresentou um score de proteção acima de 80%, mais alto quando comparado às vacinas convencionais do genótipo Massachusetts. O objetivo foi avaliar a proteção cruzada contra importantes genótipos após um amplo programa de vacinação.

Segundo Filipe Fernando, gerente de marketing da área de Aves e Suínos da Boehringer Ingelheim, a Volvac® IB Fit chega ao mercado brasileiro com uma proposta genética nova e diferente das vacinas convencionais: “Realizamos diversos estudos comparativos com as soluções já disponíveis no mercado e tivemos resultados positivos. Em um de nossos estudos, por exemplo, identificamos que a Volvac® IB Fit apresenta-se geneticamente distante das cepas patogênicas e mais próxima das cepas que evoluíram desde a descoberta da M41, o que a distingue de outras estirpes vacinais Masachussetts”, afirma. “O nosso lançamento traz ao mercado brasileiro grandes novidades na prevenção e combate da bronquite infecciosa em aves”, conclui.

 

Sobre a bronquite infecciosa

O IBV (infectious bronchitis virus), causador da bronquite infecciosa, é altamente contagioso e provoca diversos prejuízos à avicultura no Brasil e no mundo. Sua transmissão ocorre principalmente por vias respiratórias. Entre os principais sintomas nas aves, estão a insuficiência respiratória, dispneia, espirros, lacrimejamento, nefrite/nefrose e desidratação. Como consequência, ocorre aumento na mortalidade, queda na produção de ovos e perda na qualidade dos ovos produzidos, afetando diretamente a produtividade.

De acordo com trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores Assayag e Fernando (2011 e 2016, respectivamente), em duas das maiores empresas avícolas do Brasil, e apresentados no Simpósio Internacional de Coronavírus Aviários e Pneumovírus, a bronquite infecciosa levou à perda de 5,6 pintos por matriz alojada e causou um aumento na conversão alimentar de 67 a 94 gramas.