As exportações do agronegócio em fevereiro somaram US$ 6,5 bilhões, alta de 2,8% em relação ao mesmo período de 2020, segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), feita com dados do Ministério da Economia. Já o superávit comercial do agronegócio foi de US$ 5,2 bilhões no mês passado. No acumulado de janeiro e fevereiro, as vendas externas atingiram US$ 12,1 bilhões.
O principal produto da pauta exportadora do agronegócio brasileiro em fevereiro foi a soja em grãos, com participação de 17,5% na receita total e valor de US$ 1,1 bilhão, embora tenha apresentado queda de 33,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, reflexo no atraso da colheita em razão do alto volume de chuvas, que impactou negativamente os embarques em fevereiro.
A carne de frango in natura, segundo principal item nas exportações em fevereiro, teve queda de 6,9% no mês passado frente a fevereiro de 2020 e alcançou exportações de US$ 488,0 milhões. Entretanto, ressalta a CNA em Comunicado Técnico, o volume dos embarques registrou pouca variação, o que indica que a alta do dólar no mês beneficiou o exportador brasileiro.
Segundo a CNA, os aumentos mais expressivos nas exportações no mês passado na comparação com fevereiro de 2020 foram para o milho (+158,2%), que passou de US$ 66,6 milhões para US$ 172,0 milhões em 2021; o açúcar refinado (+95,0%), cuja receita cresceu de US$ 68,6 milhões para US$ 133,8 milhões; e o farejo de soja, que registrou elevação de 82,3%.
Em relação aos destinos das exportações, 67,5% foram direcionadas a dez mercados. A China foi o principal destino e respondeu por 26% da pauta comercial brasileira, seguida por União Europeia (16.5%) e Estados Unidos (8,1%). Outros países da Ásia também estão entre os principais destinos com participação nas exportações brasileiras, como Indonésia (3,2%), Bangladesh (2,8%), Arábia Saudita (2,3%), Japão (2,2%), Vietnã (2,0%) e Irã (2,0%).
Na comparação entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2020, destaque para o crescimento das exportações brasileiras de produtos do agronegócio para a Indonésia (+110,9%) e para a Turquia (+44,1%).
Agro.BR – Dos setores que fazem parte do escopo de atuação do projeto Agro.BR, os produtos apícolas apresentaram em fevereiro passado o maior crescimento nas exportações (alta de 181,6%) em relação a fevereiro de 2020, com destaque para o mel de abelha (198,8%). Também foram registradas em fevereiro altas para os produtos lácteos (12,8%), chá, mate e especiarias (10,7%) e frutas (4,5%).
O Agro.BR é um projeto de internacionalização direcionado para pequenos e médios empresários rurais brasileiro, realizado pela CNA, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa visa organizar a oferta de produtos e aumentar a quantidade de empresários rurais no comércio exterior, e assim, fomentar a diversificação da pauta exportadora do Brasil.