Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Carne e Ovos

Produtores ucranianos prometem manter estáveis preços dos alimentos

O governo listou frango e ovos como bens de importância social

Produtores ucranianos prometem manter estáveis preços dos alimentos

As principais associações de produtores de alimentos na Ucrânia disseram ao governo que manterão os preços domésticos estáveis ??de vários alimentos populares para ajudar a conter a inflação que já atinge a vizinha Rússia, disseram os sindicatos na quinta-feira.

A Rússia impôs impostos de exportação sobre seus produtos agrícolas desde dezembro, em uma tentativa de estabilizar o aumento dos preços domésticos dos alimentos.

Os preços dos alimentos ucranianos aumentaram 7,7% nos primeiros dois meses deste ano em comparação com o mesmo período em 2020. Pão, ovos, óleo de girassol, frutas e leite tiveram os maiores aumentos.

“Todas as partes concordaram que, de acordo com as projeções dos balanços de oferta e demanda, o mercado interno está totalmente abastecido com alimentos básicos da produção nacional”, afirmaram as associações em nota.

As associações afirmaram em comunicado que “tomarão todas as medidas necessárias para estabilizar os preços dos alimentos”.

O governo listou “bens de importância social” como trigo sarraceno, açúcar branco, farinha de trigo de alta qualidade, macarrão feito na Ucrânia, leite, pão, ovos de galinha, aves, água mineral e manteiga.

A Ucrânia é um exportador líquido de produtos agrícolas, mas o mercado interno pode sofrer pressão de preços com um aumento significativo nos embarques de exportação.

O governo já impôs cotas para as exportações de trigo e milho na temporada 2020/21, que vai de julho a junho.