O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de conexões de geração própria de energia a partir da fonte solar fotovoltaica, com cerca de 5,8 gigawatts (GW) de potência operacional, afirmou a associação do setor Absolar nesta terça-feira.
Desde 2012, o setor de geração com placas em telhados e pequenos terrenos é responsável pela atração de 29 bilhões de reais em investimentos ao país e está em ascenção.
No entanto, somente 0,7% dos consumidores faz uso do sol para produzir eletricidade, ressaltou a entidade em nota.
Considerando que os brasileiros contam com um dos melhores “recursos solares” do mundo e passam por uma crise hídrica que inflacionou os custos com energia, a associação defende o Projeto de Lei (PL) nº 5.829/2019, que cria um marco legal para a modalidade solar.
“Fortalecerá a segurança de suprimento elétrico em tempos de crise hídrica, bandeira vermelha na conta de luz pelo uso de termelétricas fósseis e risco de racionamento”, afirmou a entidade.
“Com 5,8 GW em operação nos telhados e fechadas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do Brasil, a geração própria de energia solar já equivale a mais de um terço da potência instalada de Itaipu”, acrescentou no comunicado o CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia.