Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

WH Group

O fundador do WH Group pede demissão, deixando o maior produtor de carne suína do mundo sem um sucessor

A empresa, dona da produtora de suínos Smithfield Foods, dos Estados Unidos, nomeou o diretor financeiro Guo Lijun para suceder Wan, de 80 anos

O fundador do WH Group pede demissão, deixando o maior produtor de carne suína do mundo sem um sucessor

Wan Long, o fundador do WH Group, o maior produtor mundial de carne suína, deixou o cargo de presidente-executivo da empresa, deixando seu império nas mãos de pessoas que não eram da família depois que seu filho foi arrancado sem cerimônia dois meses atrás.

A empresa nomeou Guo Lijun, que assumiu o cargo de diretor financeiro em 2016, para suceder Wan, de 80 anos, de acordo com um documento apresentado à bolsa de valores.

A mudança de pessoal, com efeito imediato, ocorreu após a demissão de Wan Hongjian, 52, em junho por má conduta. WH disse ser culpado de “comportamento agressivo” contra as propriedades da empresa, sem entrar em detalhes sobre as circunstâncias.

Wan Long, que detinha 23,34 por cento da empresa no final de 2020, continuará a ser seu presidente.

“A sucessão de empresas familiares na China costuma ter um grande impacto nos fundamentos das empresas”, disse Zhou Ling, gerente de fundos da Shanghai Shiva Investment. “A transferência de poder pode causar alguma turbulência nos negócios se os membros da família não conseguirem se relacionar bem”.

No processo, a empresa disse que Wan Hongwei, 47, outro filho do fundador, seria indicado como diretor executivo e vice-presidente.

Seu irmão mais velho, Wan Hongjian, era diretor executivo e vice-presidente antes de ser destituído de seus cargos. Ele era responsável pelos negócios de comércio internacional da WH.

WH, de quem base operacional é na província de Henan, é proprietária da produtora de suínos Smithfield Foods, dos Estados Unidos, que adquiriu em 2013.

Guo, 50, é um contador veterano com mais de 20 anos de experiência na supervisão de operações financeiras em várias empresas.

Ele se tornou diretor executivo da WH no final de 2013 e assumiu a função de CFO três anos depois.

Dezenas de empresas de capital aberto da China estão passando por grandes remodelações à medida que seus fundadores passam o controle para a próxima geração.

A primeira geração de empresários chineses abriu empresas nos setores de manufatura, construção, propriedade e comércio nas décadas de 1980 e 90, quando o país embarcou em um processo de reforma baseado no mercado.
Seu espírito empreendedor e apetite de alto risco renderam-lhes vastas fortunas e fizeram de alguns deles as pessoas mais ricas do país.

Uma transição da economia chinesa em um padrão orientado para o consumo levou muitas empresas familiares a realizar revisões para sobreviver a uma desaceleração. Muitos membros da segunda geração de empresas familiares estão agora considerando entrar em negócios com uma perspectiva mais global.

Parte da riqueza das famílias pode ser alocada a ações ou propriedades estrangeiras como forma de diversificar os ativos.