Com menos de 15 dias de atuação nas maiores e melhores redes de varejo do Brasil, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) de 2021 já impulsionou significantemente as vendas da proteína no Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados, Carrefour, Grupo Big, Dia Supermercados e na Companhia Sulamericana de Distribuição. Neste período as redes que participam há mais de 5 anos da campanha alcançaram crescimento parciais de até 35% em vendas de carne suína, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já as redes estreantes na campanha tiveram resultados de até 80%, resultado que se destaca também por essas redes aderirem a metodologia de educação e treinamentos dos colaboradores como forma de encantar e fidelizar os clientes. Já o crescimento constante e ininterrupto em vendas e aumento de volume, ano após ano entre as redes que já aderem a iniciativa, consolida os resultados positivos e impulsiona a categoria de suínos, reforçando a importância da SNCS dentro do varejo e também no agronegócio brasileiros.
Esse trabalho ganha ainda mais força com a valorização da produção de conteúdo, divulgação dos benefícios da carne suína e engajamento institucional promovido pela SNCS, pois durante um mesmo período do ano diferentes bandeiras se unem para promover a categoria de suínos, independente de marcas, se comunicando com diferentes perfis de consumidores em todas as suas frentes de atuação, com canais que tem potencial para alcançar ao todo 75 milhões de pessoas.
Segundo o levantamento realizado pela especialista em mídias digitais da ABCS, Sarah Nunes, este ano as campanhas das redes de varejo tiveram mais visibilidade nas redes sociais, com posts para feed explorando diversos formatos como carrosséis, vídeos, reels, trabalho com influencers, stories dinâmicos, animados e com enquetes. Trabalho impulsionado também pela própria ABCS com uma cobertura 360° em todas as redes sociais institucionais e também voltadas para o público, como o Mais Carne Suína, que contou com conteúdo exclusivo de dicas para churrasco com a proteína com o chef e influencer Jimmy Ogro, incentivando por sua vez o engajamento das associações filiadas e frigoríficos que replicam os posts e interagem, movimentando assim toda a cadeia da suinocultura.
A pauta recebeu ainda mais relevância ao ganhar espaço nas publicações de dois dos maiores veículos de imprensa do país, a Veja e a Folha de São Paulo, que falaram sobre a popularidade da carne suína, ressaltaram o trabalho da cadeia suinícola e também a expectativa de crescimento deste segmento no varejo. Além disso, a SNCS foi destaque em 25 matérias de mídias do setor, como o Canal Rural, o canal de TV AgroMais e os sites O Presente Rural, 333 Brasil, Feed & Food, Notícias Agrícolas, Suíno Brasil, Safras e Mercado, a Revista Super Varejo, entre outros.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, destaca a capacidade de movimentação da SNCS para estimular a cadeia. “É uma iniciativa que mobiliza todo o setor, produtores, associações, frigoríficos, indústria e varejo, criando oportunidades, engajando todos os elos e criando conexões, impulsionando resultados e relacionamentos que não duram apenas no período da campanha, mas criam impactos para o futuro.”