Todas as aves na Holanda devem ser confinadas em ambientes fechados com efeito imediato, anunciou a Ministra Carola Schouten da Agricultura, após a descoberta de uma gripe aviária altamente patogênica em uma granja avícola orgânica em Zeewolde. Aves selvagens mortas encontradas no norte da Holanda e aves selvagens infectadas na Alemanha também contribuíram para a ordem de aprisionar aves domésticas holandesas.
Zoológicos, zoológicos de estimação, proprietários de pássaros amadores, como pombos e periquitos, e donos de galinhas são obrigados a confinar seus pássaros para evitar que entrem em contato com pássaros selvagens doentes ou seus excrementos, tanto quanto possível. Isso pode ser feito, por exemplo, mantendo as aves em um aviário.
Para evitar que o vírus se espalhe, os aproximadamente 36.000 animais da fazenda Zeewolde serão abatidos pela Autoridade Holandesa de Segurança de Alimentos e Produtos de Consumo (NVWA).
Existem seis outras granjas avícolas em uma área de 3 quilômetros ao redor da granja infectada de Zeewolde. Os animais dessas fazendas serão testados para a gripe aviária. Um total de nove granjas estão em um raio de 10 quilômetros da granja infectada. O Ministério impôs uma proibição de transporte a essas empresas – elas não estão autorizadas a transportar aves, ovos, esterco, camas usadas, outros animais e produtos de origem animal por enquanto.
O Ministério também pediu aos residentes da Holanda que relatassem qualquer ave selvagem morta que encontrassem, para que pudessem ser testados para a gripe aviária. Informações sobre como relatar podem ser encontradas no site da NVWA.