Saúde intestinal é um tema multidisciplinar que tem sido frequentemente abordado pela comunidade científica, e não apenas na área de avicultura.
É interessante observar que a integridade intestinal é importante sob vários aspectos, desde a absorção de nutrientes, aos microrganismos nele alojados, aos tecidos linfoides secundários ali encontrados, bem como a sua grande superfície de contato com o meio externo (lúmen intestinal).
É fato que a integridade física das mucosas intestinais tem destaque por ser barreira física à entrada de patógenos e também a perdas de líquidos por parte do animal.
Além disso, a relevância da mucosa intestinal está relacionada também ao seu papel em relação à entrada e saída de substâncias no organismo (absorção de nutrientes e secreção de imunoglobulinas, por exemplo). Associada à mucosa, há uma infinidade de microrganismos residentes, cujas funções estão associadas à exclusão de patógenos por competição pelo espaço a ser colonizado, à produção de enzimas que possibilitam a quebra e absorção de nutrientes pelo animal e também à produção de peptídeos com funções antimicrobianas.
Ademais, sabe-se que a função e a estrutura das mucosas intestinais são influenciadas pelos microrganismos nela instalados.
Confira a matéria completa na Edição 1313 da Revista Avicultura Industrial