Uma empresa australiana, especialista em separação de gás , colocou sua experiência em uso humano com o lançamento de um sistema único à base de nitrogênio que dá às aves de postura uma saída sem problemas no final da vida.
O abate de poedeiras improdutivas de maneira humana e descomplicada continua sendo um desafio para os avicultores, especialmente com planteis muito grandes.
O método comumente preferido, gaseamento com dióxido de carbono, permanece controverso, pois foi demonstrado que causa angústia para as aves. O novo equipamento patenteado pela empresa oferece a solução ideal, conduzindo as aves com cuidado para um ambiente de nitrogênio controlado, no qual o nitrogênio é injetado. As aves são gradualmente postas para dormir em dois a três minutos e em nenhum momento recuperam a consciência ou sentem angústia.
Métodos semelhantes usando nitrogênio foram testados anteriormente; no entanto, o sistema fechado garante nenhum risco para o operador e nenhum risco de que as aves possam recuperar a consciência ou lutar contra o procedimento.
O equipamento pode ser montado em um sistema portátil se desejado, permitindo facilidade de transporte, e modelos grandes e pequenos podem ser personalizados de acordo com os requisitos do cliente. Além disso, a aplicação não se restringe a aves e pode ser usada com sucesso para outros pequenos animais, como coelhos de criação comercial.