Com o objetivo de alavancar o setor de biogás e biometano no Sul do Brasil, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) firmou nesta segunda-feira (18) uma parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) do Paraná. A cooperação prevê diálogos sobre políticas públicas para a área e a elaboração de modelos de negócios.
Com a colaboração formalizada hoje em Curitiba, as instituições vão trabalhar de forma conjunta e voluntária no projeto Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira, liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).
Entre as ações da parceria, está a proposição de modelos de negócio que envolvam tanto atores públicos quanto privados. Também serão discutidas articulações para fomentar essas alianças.
A cooperação da UNIDO com os organismos da indústria brasileira foi oficializada durante reunião do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-Paraná.