Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sustentabilidade

6º Energia em Foco discute gestão sustentável por meio de energias renováveis

Evento, que aconteceu em São Paulo, marcou o lançamento do Guia de Energias Renováveis e abordou estratégias sustentáveis de energia para indústria e comércio

6º Energia em Foco discute gestão sustentável por meio de energias renováveis

A 6ª edição do Energia em Foco, tradicional evento da AES Tietê que discute tendências e temas de relevância para clientes, aconteceu nesta semana, em São Paulo. O encontro contou com palestras, debate com empresas e autoridades do setor elétrico. A discussão foi em torno da utilização das energias renováveis como instrumento relevante para a promoção da sustentabilidade e competitividade para as empresas.

O Energia em Foco foi marcado pelo lançamento do Guia de Energias Renováveis. Produzida pela AES Tietê, a cartilha contém os cinco passos necessários para que as empresas atinjam um novo patamar de valor para o negócio, tornando-se consumidores de energia renovável. O material estará disponível para download a partir de julho.

De acordo com o presidente da AES Brasil, Julian Nebreda, a visão estratégica da AES Tietê é se transformar em um veículo de investimento em tecnologias de geração de energia, oferecendo aos clientes uma solução cada vez mais adaptável às suas necessidades e com o melhor preço. “Está em nossos planos também nos tornarmos a mais competente empresa no gerenciamento de risco hidrológico do país.”, completa.  

A programação apresentou o contexto e a relevância das estratégias de sustentabilidade empresarial para uma economia de baixo carbono e em direção ao cumprimento das metas da COP21. De acordo com Vicent Hoen, diretor de Sustentabilidade Corporativa da Ecofys, “Em direção à sustentabilidade, as organizações estão vivendo em um mundo em processo de mudanças. As perspectivas dos clientes estão mudando também, assim como as leis e regulamentações”, explicou.

“Nos últimos dois anos a AES Tietê focou seus investimentos em energias renováveis, buscando a diversificação da sua matriz energética e do seu portfólio de soluções.  Então, além do nosso core business, que sempre foi o Mercado Livre, ampliamos nossa atuação para soluções, como geração solar distribuída, autoprodução, gestão energética e armazenamento de energia“, contribuiu Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê.

O último painel teve como moderador o prof. Pedro Lins, da Fundação Dom Cabral, e contou com Ítalo Freitas, presidente da AES Tietê, e, Antonio de Abreu Jr., subsecretário de Energias Renováveis da Secretária de Energia e Mineração de São Paulo.

Além disso, Leonardo Lima, head de Sustentabilidade do Mc Donalds, e Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade da Nestlé, levaram contribuições importantes sobre as estratégias em sustentabilidade por meio de energias renováveis de suas respectivas empresas. Segundo Lima, “com a revolução 4.0, um dos desafios é a mudança de cultura. Hoje em dia um restaurante de sucesso é aquele que está com as mesas cheias. No entanto, no futuro, com os pedidos por celular e a conectividade, o mesmo gerente de restaurante que cozinha para a casa cheia, irá produzir a mesma comida para um salão vazio”.

No evento, também foi apresentado, em primeira mão, o sistema de Armazenamento de Energia por baterias que a AES Tietê montou na usina hidrelétrica de Bariri, uma das tecnologias mais inovadoras e versáteis disponíveis no mercado mundial, que integra o portfólio de soluções oferecidos pela companhia. Os clientes puderam ver na prática como funciona o armazenamento e despacho da energia armazenada. O produto atende a uma demanda do mercado que, com o acentuado crescimento da participação de energia renováveis, passou a ter a necessidade de um sistema eficiente para integração com geração renovável intermitente, além de outras aplicações que aumentem a capacidade e qualidade do sistema elétrico, proporcionando mais flexibilidade e confiabilidade.