Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura gaúcha

Rio Grande do Sul celebra Dia Estadual do Porco

Suinocultores celebram a força da atividade com evento no estado gaúcho

Rio Grande do Sul celebra Dia Estadual do Porco

O município de Rodeio Bonito vai receber, no dia 10 de agosto, a 44ª edição do evento considerado o mais tradicional entre os suinocultores gaúchos. Trata-se do Dia Estadual do Porco, uma iniciativa da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), em parceria com a administração municipal da cidade anfitriã do evento.

Itinerante, o Dia Estadual do Porco ocorre a cada ano em um município diferente do RS. Reúne suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, autoridades ligadas ao setor, estudantes e outros profissionais. Normalmente, participam do evento cerca de 800 pessoas, no entanto, a comissão organizadora pretende repetir o número de público da edição do ano passado, que atingiu a marca de pouco mais de mil pessoas.

O prefeito de Rodeio Bonito, José Arno Ferrari, ressalta a importância que tem o Dia Estadual do Porco. “A suinocultura representa uma das principais fontes de renda de Rodeio Bonito e, para nós, é gratificante sediar este evento”, afirma o prefeito.

Presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador destaca a preocupação que a entidade tem em levar assuntos que são de relevância para o produtor “tanto da porteira para dentro da produção” quanto na questão mercadológica, “da porteira para fora”. “Queremos que o produtor tenha noção do que está acontecendo em nível de mercado, sobre como a carne suína está se colocando nos mercados interno e externo”, explica.

Em 2018, a programação do evento trará o ex-ministro e então presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, que falará sobre os desafios da proteína animal, seus cenários e perspectivas. Outro destaque será a presença dos candidatos a governador do RS, que terão de 12 a 15 minutos para expor suas propostas de governo. “Serão convidados os cinco candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais para apresentarem suas ideias. Não será um espaço para debate, mas um momento que o candidato terá para mostrar ao suinocultor como ele vê o setor e como poderá trabalhar em prol da suinocultura e do Estado durante o seu mandato, se eleito”, explica o dirigente da ACSURS.

Inscrições

Para participar do 44º Dia Estadual do Porco não há necessidade de inscrições antecipadas. A comissão organizadora salienta, no entanto, a importância de grupos maiores como associações e núcleos de suinocultores e outras entidades em informar o número aproximado dos participantes devido ao número de almoços a serem servidos. A quantia de participantes deve ser informada à ACSURS pelo 51 3712-1014 ou através do e-mail [email protected]

No local do evento será feito o cadastro do participante e com o cadastro realizado ele vai receber uma pasta do evento contendo bloco de anotações, brindes de empresas patrocinadoras do evento e um boné especial desta edição do Dia do Porco. O cadastro não tem custo. 

Parceiros

O 44º Dia Estadual do Porco tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi RS), Emater/RS, Associação Comercial e Industrial de Rodeio Bonito, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e CTG Gaudérios do Rodeio. Conta com o patrocínio de Banrisul/Governo do Estado do RS, Suinocultura Acadrolli, Farenzena, Machado Agropecuária, Bacsol/Agrodanielli, Construrohr, DB Genética Suína, De Heus, Magnani, Mig-PLUS, Minitube, Sem Cheiro/American Nutrients, Topgen, Tectron, Vetoquinol, Zoetis, Agroceres PIC, Cargill/Nutron, Ipeve, Sicredi, Cooper A1 e Creluz.

A suinocultura no município de Rodeio Bonito e no RS

Rodeio Bonito está entre os maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul. Em 2017, classificou-se como o maior abatedor de suínos do Estado, com mais de 227 mil animais abatidos. Em constante crescimento, conta com 66 propriedades que exercem a atividade suinícola, situadas em 18 localidades do município.

No RS, a suinocultura está presente em 320 municípios e representou, no ano passado, 30% das exportações brasileiras. O estado é o segundo maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina.