Os resultados de um experimento sobre a imunidade das aves foram apresentados pela ICC Brazil, empresa brasileira especialista em aditivos à base de levedura, no Poultry Science Annual Meeting (PSA), que aconteceu final de julho em San Antonio, no Texas, Estados Unidos. Este é um dos principais eventos da área de avicultura.
A coordenadora de P&D, Melina Bonato, apresentou os resultados do estudo “Efeitos imunomoduladores da parede celular de levedura e integridade intestinal em frangos de corte desafiados com Salmonella Enteritidis”. O estudo foi conduzido pela equipe da Imunova Análises Biológicas, em Curitiba (PR), onde frangos de corte foram desafiados com Salmonella Enteritidis (SE) e alimentados com dietas suplementadas ou não com o ImmunoWall®, parede celular de levedura que tem como foco melhorar a integridade intestinal, tendo como consequência o bem-estar animal. Ela é composta por β-glucanas que modulam o sistema imune e o fortalecem para enfrentar diversas doenças.
“Os resultados mostraram como o fornecimento precoce de β-glucanas na dieta, pode ajudar os animais a terem uma resposta imunológica mais rápida, já que a ave jovem ainda não maturou totalmente seu sistema imune. Como consequência, temos a melhoria da saúde intestinal e do desempenho”, diz Melina, ressaltando que também foram observadas melhora na permeabilidade intestinal (danos causados pela SE), maior status imune (leucócitos circulantes) e produção mais rápida de anticorpos específicos contra SE.
A apresentação dos resultados despertou interesse no público e houve questões sobre metodologia e aplicação do ImmunoWall®. “Esta participação da ICC com trabalhos científicos em eventos tem sido importante para divulgar a qualidade e a transparência das pesquisas, dando maior credibilidade aos resultados obtidos”, observa a coordenadora.