Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Gripe aviária preocupa Europa

Autoridades confirmaram que um local abrigando quase 500.000 aves na região de Kostromskaya, no noroeste da Rússia, estava infectado com a gripe aviária

Gripe aviária preocupa Europa

Um surto de gripe aviária em uma granja avícola deixou produtores em toda a Europa olhando nervosamente para o leste, visto que o inverno no hemisfério norte está se aproximando.

Autoridades confirmaram que um local abrigando quase 500.000 aves na região de Kostromskaya, no noroeste da Rússia, estava infectado com a gripe aviária altamente patogênica H5N2 . O vírus pertence à linhagem asiática da cepa H5 high path, que tem estado em surtos na Ásia, África e Europa desde 2014, com 67 surtos de influenza aviária H5 em várias regiões do oeste da Rússia neste verão.

Uma avaliação do governo do Reino Unido disse que, se a fonte fosse aves selvagens, seus caminhos migratórios poderiam colocar em risco as fazendas do norte da Europa. O local deste último surto é sobreposto por três rotas migratórias, uma das quais leva as aves para a Europa.

Seja qual for a fonte, é importante nesta época do ano revisar a biossegurança em fazendas e considerar os pontos de risco e as vulnerabilidades que seu negócio de aves pode ter. O ano passado foi relativamente calmo para os produtores europeus quando se trata de gripe aviária, mas isso não é motivo para sugerir que este não seja.