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Agroindústria

JBS pretende expandir acordos de exclusividade com supermercados

JBS prioriza margem maior e exclusividade com varejistas e priorizar os produtos mais caros para crescer em 2017

JBS pretende expandir  acordos de exclusividade com supermercados

A JBS pretende expandir os acordos de exclusividade com supermercados e priorizar os produtos mais caros para crescer em 2017, segundo Renato Costa, presidente da divisão de carnes.

O essencial do plano da companhia não é aumentar o volume de produção em relação a 2016, mas, sim, as margens de lucro. “Há um esforço dentro da empresa para trabalhar melhor os canais com supermercados e os produtos de valor agregado, além de uma consolidação maior nas vendas para o exterior.”

A estimativa da JBS é aumentar de 600 para 700 o número de açougues supermercadistas que vendem apenas carne da companhia. Entre os clientes atuais estão cinco lojas na Bahia da rede Bompreço, que pertence ao Walmart, e parte das operações da paranaense Condor.

A estratégia do frigorífico consiste em assumir a responsabilidade pelo fornecimento e, em troca, prestar consultoria sobre cortes, preços, estoque e desperdício. “Estamos no início das conversas com grandes redes varejistas, mas não temos um Estado ou um cliente específico como alvo”, afirma Artêmio Listoni, diretor­executivo na JBS Carnes.

Além de permitir vantagem sobre a concorrência, açougues exclusivos serão usados para aumentar vendas com maior valor agregado. Em 2016, o segmento correspondeu a 10% de toda a produção da companhia. “Este será o ano do produto de valor agregado. Queremos elevar [essa fatia] em 12% a 15%”, diz Listoni.