Quando se fala em desidratação de animais como aves, a primeira coisa que vêm à cabeça é a imagem de um dia ensolarado, com temperaturas elevadas e clima seco. No entanto, de acordo com a veterinária, Maria Antoanete Brandalize, além do verão, o inverno também pode ser responsável por desidratações de animais.
Segundo Maria Antoanete, as baixas temperaturas registradas principalmente na região Sul do país durante a estação mais fria do ano dificultam o criador a atingir a temperatura ideal para o conforto dos animais.
“Como as aves necessitam de uma temperatura ambiente estabilizada, quando há a falta do aquecimento adequado estes animais tendem a se amontoar com o objetivo de se aquecerem. Com isso, eles não caminham para tomar água ocasionando assim a desidratação”, afirma a especialista que atua na Quimtia Brasil.
Para ela, a ingestão constante de água é um fator essencial para os processos fisiológicos, digestivos, absorção e excreção dos animais, dentre outros, se tornando assim um componente fundamental na produção animal.
Água de qualidade
A qualidade da água também deve ser observada e analisada. De acordo com Maria Antoanete, este é um fator importante que evita problemas como a desidratação e, com isso, a manter as aves cada vez mais saudáveis e com ótimo desempenho. “Deve-se ter máxima atenção e fornecer sempre uma água potável e fresca em quantidade suficiente de bebedouros”, finaliza a especialista.