Diferente de outros estados produtores de soja, São Paulo não sentiu a força do fenômeno climático El Niño. A considerar pelos relatos de produtores e sindicatos rurais, o estado terá a melhor colheita das últimas seis temporadas, conferiu a equipe da Expedição Safra Gazeta do Povo, em roteiro de 1 mil quilômetros pela região.
“Tivemos um pouco de problema de chuva no plantio. Mas depois, o clima contribuiu para um desenvolvimento muito interessante da planta”, explica Aparecido Valdecir do Couto, produtor e presidente do Sindicato Rural de Itaberá, no Sudoeste do estado paulista. “Não lembro de uma safra tão boa quanto essa. Iremos bater recordes na região”, complementa.
Com quase metade da área dedicada à soja colhida no município, os desempenhos das áreas são consideradas ótimas. O produtor José Aparecido já colheu 36 hectares dos 145 que plantou oleaginosa com resultados expressivos. “Na área colhida, a média tem sido de 4 mil quilos. Mas essa produtividade irá melhorar ainda mais. Tenho talhão que projeto tirar 4,8 mil quilos”, diz, satisfeito com a temporada.
“Tem área que parece irrigada de tão boa que está a soja”, destaca Antônio Jabur, produtor e presidente do Sindicato Rural de Cândido Mota, outro importante município produtor de oleaginosa em São Paulo.
Com os trabalhos finalizados no estado paulista, a equipe da Expedição Safra segue para o Goiás e Minas Gerais.