Pop é uma abreviatura da palavra “popular”. Além de ser um termo usado para designar um estilo de música, em especial a música americana, Pop também pode ser a abreviatura de “cultura popular”, ou seja, a cultura de um povo que existe na sociedade. E na sociedade brasileira, centenas de tendências se firmam ganhando o apreço da população.
E porque não a carne suína? A cultura pop digital está coberta de bacon, de canais de receitas, à Instagram exclusivo, memes e GIFs. Tudo com bacon! A carne se torna parte do dia a dia das pessoas, pelo menos das conectadas. E dentro dessa onda, surge “ A Casa do Porco”, do renomado chef Jefferson Rueda. Uma proposta irreverente, até exagerada para alguns mais conservadores. Nasce um templo onde a carne suína é quase uma religião, onde essa deliciosa proteína pode ser apreciada do começo ao fim, sem qualquer monotonia. Do pernil ao sushi de porco, em poucos pratos.
O porco é pop! É evidente! O Restaurant Week em Brasília que chega a sua 14ª edição neste mês em Brasília, conta com carne suína no cardápio. Do mais tradicional, ao mais refinado. Os empresários estão apostando no porco! Das costelinhas à picanha suína na parrilla. Outro festival que acontece também nesse mês na Capital Federal, o Panelas da Casa, tem carne suína no cardápio de alguns estabelecimentos, entre as opções está o filé mignon suíno recheado com paté de foie gras e figo, molho de vinho tinto e zimbro. Pura sofisticação.
A tendência da carne suína se disseminou em diversos ramos gastronômicos. Para alguns chefes é considerado um ingrediente queridinho em todos os tipos de cozinha. O Chef André Mifano, que comanda o Vito, em São Paulo, declara que a “carne de porco combina com tudo”, em entrevista a Veja SP. Em seu restaurante, Mifano faz questão de promover a cultura do não desperdício e, por isto, lá todas as partes do animal são usadas na cozinha, com o famoso prato de Barriga de Porco.
Seja na internet, na capa da revista, no festival ou nos restaurantes, a carne suína tem presença garantida. A carne suína agora é pop!