O número de consumidores que optaram por produzir sua própria energia por meio de fontes renováveis, como os painéis solares fotovoltaicos, cresceu 41,8% nos últimos seis meses em Mato Grosso do Sul, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O número, que até outubro de 2015 era de 74 usuários no Estado, pulou para 105 usuários em 2016 e tem expectativas de expansão, de acordo com avaliação da própria agência.
Aproveitando o aumento do interesse e grande potencial do Estado em microgeração, a Neosolar Energia, empresa paulista pioneira em energia solar e que atua em toda a cadeia produtiva do setor – consultoria, projetos, instalação, comercialização e profissionalização em energia solar fotovoltaica – promoveu, em parceria comInstituto de Engenharia do Mato Grosso do Sul (IEMS),com apoio do Conselho de Engenharia do Mato Grosso do Sul (CREA – MS), duas palestras em Campo Grande.
As palestras aconteceram, respectivamente, nos dias 27 e 28 de abril, e atraíram um público diverso de interessados no assunto, como arquitetos, engenheiros, estudantes, profissionais da energia, representantes da distribuidora de energia local, empresas com foco em eficiência energética, e consumidores que se interessam e pretendem instalar o sistema. Além dos aspectos técnicos dos sistemas fotovoltaicos, as palestras abordaram ainda as perspectivas para energia solar no Brasil e aplicações e exemplos de sistemas. Também apresentaram os principais aspectos regulatórios e explicaram o sistema de compensação de energia já vigente no Brasil.
O objetivo da empresa paulista foi disseminar o conhecimento sobre a energia solar, mostrar as oportunidades oferecidas no setor e tirar as dúvidas de interessados no assunto, além de firmar parcerias. “O sistema fotovoltaico é recente no Brasil, e conhecê-lo é essencial para o desenvolvimento dessa tecnologia”, ressalta o sócio diretor da Neosolar, Raphael Pintão.
A Neosolar Energia possui uma unidade em Campo Grande, que atende todo o Estado e atua tanto na comercialização como na instalação e suporte técnico local.