A Secretaria de Energia e Mineração lança nesta segunda-feira, 1 de agosto, o seu novo portal na internet. O site do órgão apresenta informações detalhadas dos principais energéticos produzidos e consumidos no Estado de São Paulo como energia elétrica, petróleo e seus derivados, gás natural, mineração, biomassa e energias renováveis.
O novo site é resultado de um trabalho de seis meses do Grupo de Comunicação e Marketing da Secretaria de Energia e Mineração, liderado pelo coordenador da área, Armando Junior. “Realizamos um benchmark completo analisando as principais ferramentas online do setor de energia, tanto no Brasil quanto no exterior, e com o apoio das equipes técnicas da Secretaria produzimos novos textos, mapas, gráficos e tabelas, que estão em linha com a diretriz estratégica do Governo de São Paulo no setor energético”, explica Armando Junior.
Os municípios paulistas agora contam com a ferramenta chamada Dados Municipais. As 645 cidades saberão facilmente o seu consumo anual de energia elétrica e gás natural divididos nas categorias residencial, industrial, comercial, rural e iluminação pública. A ferramenta também apresenta o volume utilizado no município de gasolina, etanol, diesel, querosene, GLP, coque e asfalto.
“Essas informações são fundamentais para as prefeituras, que podem se antecipar a uma possível desaceleração econômica ao verificar uma forte redução no consumo de energia elétrica industrial, por exemplo”, explica o coordenador de Dados Energéticos da Secretaria, Reinaldo Almança.
As publicações mensais, bimestrais e anuais da Secretaria com informações setoriais e detalhadas dos energéticos foram reunidas na página Publicações, juntamente com os estudos técnicos e folders produzidos pelas subsecretarias da pasta.
O portal, desenvolvido pela empresa A2ad, traz ainda revoluções em sua navegabilidade, layout e estrutura, podendo ser acessado de tablets e celulares. O endereço eletrônico continua o mesmo www.energia.sp.gov.br
Hotsite
Entre as principais novidades está o hotsite Dados Energéticos, que traz informações voltadas para o público técnico, que acompanha o setor de energia.
Nessa página, o usuário encontrará dados de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como índices de desempenho das concessionárias e quantidade de consumidores cativos e livres.
A produção de biomassa, dividida por cana de açúcar, licor negro, resíduos da madeira e biogás é apresentada em números, assim como o potencial solar, eólico e hidrelétrico remanescente do Estado.
A mineração no Estado de São Paulo é registrada principalmente por meio de mapas. Já o setor de petróleo e gás ganhou um conteúdo completo com informações de consumo e produção de seus diferentes subprodutos.