A Primeira Olimpíada Vaccinar coincidiu com os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, no período de 5 a 21 de agosto, e teve como arena as unidades da Companhia distribuídas ao longo do território brasileiro. Para isso, o Presidente da Empresa, Nelson Lopes, e o Diretor Supply Chain e Novos Negócios, Henrique Guimarães, se deslocaram às unidades para acompanhar as atividades e prestigiar os participantes.
Realizado com a finalidade de promover a confraternização entre os funcionários e estimular a amizade e a prática de esportes, o evento evidenciou o compromisso da Vaccinar com os seus colaboradores e com a sociedade. Na oportunidade, a brasilidade da empresa foi destacada no uniforme usado pelos atletas, no qual a bandeira nacional foi estampada junto com a marca da empresa.
Ao cumprimentar os presentes, Lopes falou brevemente sobre a história da instituição, enfatizando, especialmente, as dificuldades iniciais da produção e sua evolução até os dias atuais. O diretor falou do orgulho e da alegria de estar presente e participar de mais esse capítulo da construção da Companhia e agradeceu aos colaboradores por terem escolhido a Vaccinar para trabalhar.
Já Guimarães dividiu com os presentes um vídeo de 2002 e outro atual, nos quais demonstrou a evolução da empresa no período. Antecipando um crescimento ainda mais expressivo daqui a 10 anos, o diretor previu que a Vaccinar deverá, a exemplo de hoje, contar com a melhor tecnologia existente e com muito mais que três vezes o seu tamanho atual.
O evento que, nos diferentes locais, contou com práticas esportivas variadas, como futebol, basquete e corrida, serviu para mostrar que o colaborador da Vaccinar também tem samba no pé, evidenciando a relevância cultural dessa dança de origem africana. Nesse contexto, os Jogos também propiciaram a oportunidade para falar da empresa, suas realizações e história.
Entre os vários esportes exibidos, foram premiados atletas que se destacaram nas modalidades samba no pé; gol de costa e embaixador do riso (colaborador que se candidata e promove ações sociais no âmbito organizacional). As equipes e jogadores vitoriosos receberam kits especiais com itens esportivos e exemplares da linha de Pets que representam os animais que a empresa alimenta, como o cachorro, a vaca, o camarão e o pintinho.
Paralelamente à Olimpíada da Vaccinar, a Companhia patrocinou olimpíadas escolares em Martinho Campos e Bom Despacho. Para a empresa, o gesto foi bastante gratificante por proporcionar aos jovens atletas a oportunidade de desenvolverem o gosto pelo esporte, identificarem e desenvolverem talentos.
Por fim, ao final do evento, um questionário evidenciou que para 99,2% dos colaboradores é importante trabalhar em uma empresa que se moderniza e possui seus processos de certificação em dia cuidando para que a qualidade seja um processo contínuo. Do mesmo modo, 99,2% também percebem o aumento da relevância da marca Vaccinar ao longo do tempo. Por fim, 97,6% declararam que sentem orgulho em trabalhar na empresa.