Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Consumo da carne suína será incrementado nas unidades de ensino de Mato Grosso

Pelo menos 600 técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal de ensino serão beneficiados com curso de aperfeiçoamento da gastronomia à base de carne suína.

Consumo da carne suína será incrementado nas unidades de ensino de Mato Grosso

Pelo menos 600 técnicos em Nutrição Escolar da rede municipal de ensino serão beneficiados com curso de aperfeiçoamento da gastronomia à base de carne suína.

O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Senac-MT. O termo de cooperação entre os parceiros foi assinado na última quinta-feira (29/01).

“Essa é uma parceria muito importante para a educação, pois além de beneficiar as técnicas com a formação, também vai contribuir para incrementar e enriquecer a alimentação oferecida aos nossos alunos”, destacou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

Segundo o secretário, na rede municipal são servidas diariamente 86 mil refeições, com um cardápio especial, elaborado por profissionais especializados, como nutricionistas e gastrônomos. “Com essa iniciativa vamos valorizar a produção e incentivar o consumo da carne suína em nosso estado”, acrescentou.

O presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, também enfatizou a importância da ação conjunta. “Gostaria de destacar a oportunidade que a Prefeitura está nos dando para divulgar a essa nova geração de consumidores a importância do consumo da carne suína”.

O diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, lembrou que Mato Grosso está entre os cinco maiores produtores de carne suína do país, no entanto, o seu consumo ainda é pequeno se comparado a outros países. “É uma carne saborosa com várias possibilidades de utilização, além disso, tem a vantagem de ser mais barata que a carne bovina”.

Com carga horária de 40 horas, o curso será gratuito e subsidiado pelo Senac. As inscrições estão abertas e as turmas serão formadas conforme o número de procura. Após a formação das turmas será definido o início e local de realização do curso.

A técnica Keityane Soares, que trabalha na creche Santa Inês, disse que a iniciativa vai desmistificar a ideia de que a carne suína faz mal à saúde e não pode ser oferecida à criança. “Estou ansiosa pra começar e aprender novas técnicas de preparo e manuseio da carne”.
A nutricionista e consultora da ABCS, Thaliane Dias, proferiu a palestra “Carne Suína: Consumindo com mais Saúde”.