[quotes_menu]

Nutrição

Especialista mundial em avicultura Steve Leeson aponta tendências em nutrição e manejo

"Ficamos muito complacentes com o uso de promotores de crescimento", afirma Dr. Steve Leeson.

Apontado como uma das maiores autoridades mundiais em nutrição avícola, Dr. Steve Leeson esteve no Brasil a convite da APC e MCassab para falar sobre os desafios em produzir nas condições atuais de mercado, com exigências e restrições cada vez maiores.

Dr. Lesson participou de conferências exclusivas com profissionais de empresas do setor em Campinas e Foz do Iguaçu, na semana passada. Nestas reuniões, o especialista falou sobre mudanças no sistema de produção e as novas demandas mundiais, muitas vezes influenciadas pela opinião pública e grandes redes de alimentação ao redor do mundo.

Segundo Leeson, os sistemas de produção mais desafiadores envolvem atualmente o uso de dietas sem promotores de crescimento ou  anticoccidianos químicos. “Os sistemas de Produção Livre de Antibióticos (PLA) bem sucedidos necessariamente envolvem mudanças e, como tal, o futuro reside na estreita cooperação entre o nutricionista, os responsáveis pelos aspectos sanitários e os engenheiros ambientais”.

Nas palestras, o professor emérito da Universidade de Guelph, no Canadá, também falou sobre o sucesso das proteínas funcionais e a tendência do uso de plasma como ingrediente chave nas dietas das aves. “Um estudo recente mostrou que frangos de corte são 34% mais pesados aos 7 dias de idade do que o padrão quando uma dieta pré-inicial altamente digestível (com menor inclusão de farelo de soja e com plasma sanguíneo) é oferecida  nos primeiros 4 dias de vida dos pintinhos”.

Conforme o pesquisador, o bom desempenho do frango de corte no futuro, com maior ganho de peso e melhor conversão alimentar, depende de uma ótima base nutricional nas dietas pré-iniciais adaptadas para os novos desafios, com o uso do plasma spray dried entre outros ingredientes.

Amplamente utilizado na suinocultura nas dietas iniciais de leitões, o plasma desponta como um importante aliado na nutrição de aves, explica médico veterinário Luís Rangel, Gerente de Vendas da APC: “O plasma é uma fonte de proteína altamente digestível que contém imunoglobulinas, fatores de crescimento, peptídeos biologicamente ativos, enzimas e outros fatores ativos no intestino. Pesquisas recentes do uso de plasma na nutrição de aves mostram que a suplementação melhora as taxas de crescimento, consumo de ração e conversão alimentar”.

Lesson complementa que a otimização da digestão inicial é a chave para um programa ter sucesso na granja, porque representa a melhor oportunidade para prevenir enterite necrótica em condições de produção sem uso de promotores de crescimento.

“Ficamos muito complacentes com o uso de promotores de crescimento, uma vez que são geralmente eficazes independente do ambiente ou da dieta e sua resposta é previsível. É preciso que haja muito mais trabalhos para selecionar produtos alternativos. Invariavelmente, sua eficácia tem como base a boa vontade de realizar mudanças em muitos aspectos da produção para dar suporte ao modo de ação destes produtos”, finaliza Leeson.

Proteínas funcionais
Atentos a crescente demanda por produtos livres de antibióticos que vem pressionando a indústria de alimentos nos últimos anos, a APC investiu em pesquisas de campo sobre os efeitos do plasma em situações de alta densidade populacional e em cenário de mercado com restrições a promotores de crescimento ou desafios sanitários. “Uma das alternativas encontradas pela cadeia de produção de proteína animal é a utilização de aditivos e promotores de crescimento naturais, que demonstraram  melhora da saúde intestinal e da imunidade, consequentemente aumentando os índices zootécnicos”.

Rangel complementa que a nutrição inicial do frango de corte está se tornando mais importante na medida em que temos mais conhecimento sobre a correlação positiva entre a taxa de ganho de peso inicial e o peso ao abate.

O especialista
O inglês radicado no Canadá é protagonista no desenvolvimento da indústria avícola nas últimas décadas na América do Norte e responsável por modernos enfoques no campo da nutrição. Autor de diversos artigos em revistas e jornais especializados, o pesquisador também publicou livros e artigos nas principais revistas científicas.  O expressivo trabalho de Steven Leeson em pesquisa e sua contribuição para a ciência avícola foi reconhecido através de diversos prêmios, incluindo o American Feed Manufacturers Nutrition Research Award, o Distinguished Research Award (Ontario Agricultural College), Canadian Society of Animal Science Fellowship, entre muitos outros.