Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio ambiente

Wehrle fornece nova planta de tratamento de dejetos líquidos de suínos na Rússia

Após o comissionamento bem sucedido da primeira estação de tratamento de dejetos de suínos, a WEHRLE Umwelt ganhou seu segundo projeto e irá fornecer à uma fazenda de suínos avançada tecnologia de tratamento de águas residuais.

Assim como a primeira planta, comissionada em novembro de 2014 e que trata efluente de dejetos de 20.000 suínos em Chistogorsk, na Rússia, este segundo projeto será implementado pela Wehrle e é uma fazenda de 550 suínos, localizada também na Rússia.

O novo contrato inclui a engenharia, construção e fornecimento de uma estação de tratamento de águas residuais pré-montada em um container, o que permite uma instalação e start-up rápidos em uma ilha no leste da Sibéria. Dejetos de suínos altamente poluídos são expostos a uma combinação de processo de separação de sólidos seguido por um Biorreactor de Membranas (MBR) e Osmose Inversa, a fim de atingir os parâmetros de decarga permitidos. A usina vai efetivamente eliminar mais de 99,9% de DQO e amônia, o que é uma alta taxa de eliminação exemplar, ainda mais considerando a natureza problemática do efluente a ser tratado. O comissionamento está previsto para a Primavera de 2016.

Miriam Weissroth, diretora de Aplicações da WEHRLE, está muito contente com este novo projeto para tratamento de dejeto líquido: “Em certas regiões, a difusão de lodo é uma questão extremamente delicada. Graças à nossa vasta experiência no tratamento de águas residuais altamente contaminada com compostos nitrogenados, somos capazes de oferecer uma solução técnica para esse tipo de efluente. A eliminação de nitrogênio por meio de processos de tratamento biológico não é, certamente, a solução ideal, no entanto, dependendo das condições, é a única opção técnica. Com esta segunda referência, vamos ganhar mais experiência e vantagens tecno-lógicas, que certamente nos levarão a obter novos projetos.”

A Wehrle é uma especialista alemã com mais de 30 anos de experiência no tratamento de eflu-entes complexas e difíceis, como chorume de aterros sanitários municipais. Este processo de tratamento especialmente desenvolvido pela Wehrle para lidar com esse tipo de efluente agora traz benefício para os operadores da indústria ou agricultura, tais como criadores de suínos. Antes de fornecer a primeira planta, a Wehrle obteve conhecimentos valiosos sobre esta aplicação através de realização de extensa análise laboratorial que foram confirmados em campo através de planta piloto.

No Brasil, a Wehrle é representado por sua filial Wehrle do Brasil em Curitiba, no Paraná.