[quotes_menu]

Nutrição

Programa de controle de micotoxinas favorece sistema imunológico das aves

Imunossupressão está entre os principais problemas causados pela ação das substâncias tóxicas. Monitoramento ajuda granjas a terem melhor rendimento.

Com uma dieta baseada principalmente em milho e farelo de soja, as aves ficam expostas às micotoxinas, substâncias produzidas por fungos que interferem no rendimento dos animais. Entre os efeitos negativos específicos que as substâncias geram na espécie está a imunossupressão, que compromete o sistema imunológico do animal e, consequentemente, o seu desempenho. Percebendo esses sintomas nas aves e o alto índice de mortalidade da criação, Matheus de Souza, zootecnista da Proteinorte Alimentos, procurou alternativas para tratar o problema.
 
“Estávamos tendo um prejuízo muito grande no desenvolvimento dos frangos, tanto na conversão alimentar quanto no ganho de peso. A partir do momento que começamos a usar produtos como o Mycorsorb® A+, demos uma boa reduzida na incidência dessas substâncias. Além disso, em fevereiro implantamos o PACPC para manter a higiene da fábrica de ração e evitar a proliferação de fungos”, explica.
 

Segundo Souza, a implantação do Programa Alltech de Controle de Pontos Críticos (PACPC) surgiu da necessidade de não somente tratar a origem do problema com a aplicação de aditivo, mas monitorar todo processo para ampliar o domínio da produtividade. Desenvolvido pela Alltech, empresa especializada em nutrição e saúde animal, o objetivo do programa realizar a identificação dos pontos críticos de contaminação do local, com base nos princípios do HACCP, seja granja ou fábrica de rações.
 
Na avaliação de Carlos Ronchi, gerente de projeto de Nutrição Alltech para América Latina, a contaminação por fungos e por micotoxinas ocorre em diversos momentos da cadeia produtiva e da dieta animal por isso é importante a identificação e a gestão dessas substâncias em todas as etapas. “Estamos falando desde o plantio, da colheita, do armazenamento e transporte dos grãos, até a produção da ração e o momento em que o frango está se alimentando na granja”, pondera. 

Avaliação
No PACPC, depois da identificação dos pontos críticos de contaminação, são realizadas coletas frequentes e regulares dos materiais desses locais, que mais tarde serão enviadas ao laboratório para análise qualitativa e quantitativa de fungos e micotoxinas presentes. “Assim o sistema identifica a quantidade de produto que deve ser aplicada na ração para diminuir consideravelmente os danos nocivos da contaminação”, complementa.
 
Após a análise laboratorial é estudada a necessidade específica de cada granja e, a partir disso, técnicos da empresa auxiliam os produtores na aplicação do Mycosorb A+®.  O produto, utilizado para correção, faz parte de uma nova geração de adsorvente de micotoxinas. Ele é composto por parede celular de leveduras, com alta concentração de carboidratos insolúveis e capacidade de adsorver de forma rápida um amplo espectro de micotoxinas. De origem natural, o aditivo não interfere na nutrição e na saúde animal, além de ser seguro ao meio ambiente e ao ser humano.