O trabalho de melhoramento genético de suínos vive um período de evolução ímpar em sua história. O advento de novas tecnologias, em especial da genômica, associado ao desenvolvimento de ferramentas de bioinformática, têm permitido aos geneticistas acelerar os ganhos dos programas genéticos. Na prática, isso significa animais mais produtivos, com características de interesse econômico mais apuradas e maior potencial para transformar insumos em carne.
A evolução dos recursos tecnológicos para o trabalho de melhoramento genético de suínos e os impactos do avanço da genética para a produtividade na suinocultura são o foco central da palestra que João Donisete do Nascimento, Gerente de Genética da Agroceres PIC, vai ministrar no XVII Congresso da Abraves, que acontece entre os dias 20 e 23 de outubro em Campinas (SP).
Com o tema “Os benefícios do valor genético na produção de carne suína”, Donisete vai explicar como a incorporação de novas ferramentas tecnológicas têm auxiliado no progresso dos programas genéticos e falar sobre os benefícios que esse avanço tem trazido para os sistemas de produção suinícola. “O desenvolvimento de novas tecnologias têm permitido acelerar o progresso genético dos animais de maneira inédita. A cada geração, temos animais mais produtivos e com maior capacidade de transformar insumos em carne. Essa nova realidade tem incrementado a produtividade e lucratividade da suinocultura e deve garantir novos avanços no futuro”, afirma o geneticista.
Serviço:
XVII Congresso da ABRAVES
Realização: Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves)
Palestra: Os benefícios do valor genético na produção de carne suína
Dia: 21 de outubro de 2015, às 15 horas
Palestrantes: João Donisete do Nascimento, Gerente de Genética da Agroceres PIC
Local: Centro de Convenções e Exposições Expo D.Pedro – Campinas (SP)