No I Congresso de Zooctenia de Precisão os trabalhos científicos terão um espaço dentro do evento para a divulgação de pesquisas, com o objetivo de fomentar e compartilhar conhecimento. Assim, pesquisadores, estudantes e profissionais tem até a meia noite do dia 15 para inscrever o trabalho através do site. Podem participar trabalhos nas seguintes áreas: Zootecnia de Precisão, Ambiência de Precisão, Nutrição de Precisão e Sanidade de Precisão.
A zootecnia de precisão é uma área de conhecimento que tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. É uma ferramenta chave na busca por uma produção eficiente via soluções de gestão com base em tecnologias da engenharia de processos, principalmente por meio do uso de sensores para monitoramento dos animais e das caracteristicas bioclimáticas do ambiente de criação.
O uso de tecnologia desenvolvidas dentro do conceito de zootecnia de precisão, conforme apontam diversos estudos científicos, tem gerado melhorias de produtividade, redução de custos e atendimento à demanda atuais, como é o caso do bem-estar animal, em sistemas produtivos de aves, suínos e bovinos.
O congresso terá a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, gerando um grande interesse de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil mas de todo o mundo.
A cidade de Florianópolis foi eleita para a realização do Congresso, pois possui uma posição central e estratégica na região Sul, que é a sede das principais cooperativas e agroindústrias do Brasil. Juntos, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul reúnem o maior plantel avícola e suínicola do país, ostentando o título de maior região produtora e exportadora de carne suína e de aves.