Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Pecuária de precisão na bovinocultura será tema no Congresso de Zootecnia de Precisão

Inédito Brasil, evento será realizado em Florianópolis (SC) nos dias 19 e 20 de novembro de 2015 e debaterá os avanços através de tecnologias de zootecnia de precisão nos sistemas de produção animal.

Pecuária de precisão na bovinocultura será tema no Congresso de Zootecnia de Precisão

O Instituto Oswaldo Gessulli promove entre os dias 19 e 20 de novembro de 2015 o I Congresso de Zootecnia de Precisão. O evento, trazido da Bélgica, será realizado pela primeira vez no País em Florianópolis (SC) e tem por objetivo difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater os avanços proporcionados pelo uso de tecnologias nos sistemas de produção animal. Um dos destaques do evento será a palestra que trata sobre a zootecnia de precisão na bovino cultura, com o Doutor em Zootecnia Marcelo Ribas, da empresa Intergado.

Apresentando o tema “Zootecnia de Precisão para suporte à tomada de decisão na Bovinocultura de Leite e Corte”, Dr. Marcelo Ribas, médico veterinário, fará um panorama sobre a necessidade de tecnificar as propriedades rurais. “A pecuária, a cada dia que passa, tem se tornado uma atividade altamente desafiadora. O aumento nos custos de produção, principalmente dos alimentos utilizados nas dietas dos animais, tem provocado redução significativa da margem de lucro da atividade pecuária. Para que a produção se torne rentável, e tenha competitividade frente a outras atividades agropecuárias, é ter boa escala de produção e utilizar animais geneticamente superiores”, explica.

Durante sua palestra, três temas serão abordados: a individualização da informação, a integração e processamento da informação e o desenvolvimento dos sensores na zootecnia de precisão. “A aplicação do conceito de pecuária de precisão pode ser definido como: uso de tecnologias para mensurar indicadores produtivos, fisiológicos e comportamentais dos animais, de forma individualizada. Algumas tecnologias de precisão já vêm sendo utilizadas em fazendas leiteiras, como o registro diário da produção de leite e do peso vivo, o uso detectores de estro e monitores da condutividade do leite”, comenta Marcelo Ribas, Mestre e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Diretor e Consultor Técnico da Valor Orientações Agropecuárias, Professor de Graduação, Pós –Graduação,  Pesquisador e Diretor Executivo da Intergado Tecnologia .

O I Congresso de Zootecnia de Precisão terá a participação de outros renomados palestrantes nacionais e internacionais, gerando um grande interesse de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Mais informações e inscrições podem ser feitas através do contato por e-mail: [email protected] e telefone: (11) 2118-3133. Acesse: http://www.zootecniaprecisao.com.br/

Sobre o Instituto Oswaldo Gessulli

Criado com o objetivo de resgatar e difundir a memória e cultura do agronegócio e da história do setor agrícola e pecuário brasileiro, assim como discutir o seu futuro o Instituto Oswaldo Gessulli dará andamento a outras iniciativas, como desenvolver ações educativas e culturais relacionadas ao conteúdo temático que se propõe a preservar, como a edição de livros, seminários, cursos e outras atividades. Faz parte desta iniciativa a criação do Prêmio Instituto Oswaldo Gessulli e a realização de eventos como o I Congresso de Zootecnia de Precisão.

Serviço
I Congresso de Zootecnia de Precisão
Data: 19 e 20 de novembro de 2015
Realização: Instituto Oswaldo Gessulli
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis (SC)
Tel.: (11) 2118-3133
Site: http://www.zootecniaprecisao.com.br/
E-mail: [email protected]