A qualidade das matérias-primas usadas nas rações é de extrema importância, tanto para as empresas que a produzem como para os consumidores finais. Para tanto, a Aunir, empresa inglesa, chega ao Brasil para auxiliar o processo de controle de qualidade e auxiliar a todos nas tomadas de decisões necessárias.
Líder no desenvolvimento e fornecimento de curvas NIR, a Aunir facilita o trabalho trazendo múltiplas vantagens. O NIR (Espectroscopia de Infravermelho Proximal) é um equipamento usado para, entre outras funções, determinar a qualidade de materiais primas e rações de forma rápida, eficiente, econômica e não destrutiva, permitindo que os operadores, gerentes e nutricionistas tomem decisões corretas com maior volume de informações, dando maior suporte às operações.
Para tanto, é necessário ter curvas de predições robustas e bem desenvolvidas englobando o maior número de amostras e variabilidade possível. A tecnologia NIR pode ser usada em todas as fases da produção, trazendo diversos benefícios como o controle maior das formulações, aumento da frequência das análises e redução dos gastos e tempo com análises laboratoriais comuns ou específicas.
A base de dados da AUNIR, utilizada nos pacotes de curva INGOT, possui mais de 30 anos de amostras coletadas em diversos países e analisadas em laboratórios credenciados (ISO) para se ter os valores referência (química úmida).
Produtos e Aplicações
Os produtos Aunir podem ser aplicados em diversos seguimentos como: ração animal, forragens, moinhos e panificação, produtos de origem animal, entre outros. Dentre os produtos disponíveis, temos:
• INGOT – Pacote de curvas de calibração – solução para uso imediato
robusta, seguidas de um suporte técnico exclusivo e diferenciado podendo fazer “ajustes sob medida”. Outro diferencial do Ingot é que ele é uma licença exclusiva e perpétua para o seu equipamento NIR, não tendo acesso associado à aquisição de qualquer produto.
• INGOT LAB – Software para gestão dos resultados NIR, fazendo uma
interface entre o laboratório, controle de qualidade e nutricionistas.
Coleta, armazena e gera relatórios a partir do NIR, facilitando a análise de dados, confecção de matrizes nutricionais e auxilia na resolução de problemas de fabricação.
• Consultorias/Treinamentos – Visando otimizar o uso dos equipamentos
NIR dos clientes a AUNIR também oferece treinamentos ligados à tecnologia NIR bem como o desenvolvimento de calibrações específicas que se ajustem à necessidade do cada cliente.
“O melhor ponto da Aunir é que somos uma empresa focada em NIR, trabalhamos apenas com a tecnologia NIR e isso possibilita apresentar um suporte diferenciado, ajustado a cada necessidade. Não estamos atrelados a venda de produtos e somos parceiros em novos desenvolvimentos de curvas e serviços”, revela Fabio Valle, Coordenador Técnico Comercial da Aunir.
Exemplo de Sucesso
O Serviço de Qualidade do Milho (CQS) e Serviço de Qualidade do Sorgo (SQS) foram desenvolvidos pela AUNIR em parceria com a AB Vista, uma empresa irmã que atua no segmento de aditivos para nutrição animal. Hoje os serviços podem ser acessados pela web, remotamente, trazendo agilidade e flexibilidade à todos os clientes AB Vista.
O lançamento dos dois serviços de forma totalmente automatizado tornou o processo mais rápido e acessível aos clientes AB Vista. Da mesma forma, o Serviço de Análise de Fitato em ingredientes e rações é uma ferramenta acessada pela web, trazendo agilidade e flexibilidade, pois os resultados podem ser acessados remotamente.
Quem tiver o equipamento NIR pode fazer as medições in loco. Basta carregar o arquivo no site. Caso a pessoa não tenha o equipamento, as amostras são enviadas para um laboratório associado, que fará todo o processo de leitura no NIR, carregará os espectros no site e os resultados ficarão disponíveis nas contas dos clientes. Cada cliente receberá uma senha, pessoal e intransferível, para que suas análises sejam segredo.
Para mais informações, visite: http://www.aunir.co.uk/
A Aunir
A Aunir é a empresa líder de desenvolvimento de calibração NIR em todo o mundo, ao longo dos últimos 30 anos. Isto significa que nossa base de dados possui mais de 4 milhões de amostras, reunindo os mais diversos produtos de todo o mundo analisados tanto via NIR quanto química úmida para montar as curvas INGOT A elaboração desse grande banco de dados representa um investimento de cerca de £ 200 milhões.