Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

CCEE divulga segundo boletim de operação das usinas

Brasil termina 2013 com 1.064 usinas e 123.973 MW em operação.

CCEE divulga segundo boletim de operação das usinas

O  Brasil encerrou 2013 com 123.973 MW de capacidade instalada proveniente de 1.064 usinas. A fonte predominante é a hidrelétrica, com 86.923 MW, seguida por térmicas a gás (9.816 MW), usinas à biomassa (8.870 MW), plantasà óleo e bicombustíveis (5.297 MW), PCHs e CGHs (4.805 MW) e carvão mineral (3.152 MW). Por fim aparecem as eólicas, com 2.181 MW em operação no final de dezembro de 2013, e as nucleares, com 2.007 MW.

Os números constam do Boletim de Operação de Usinas, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. O documento apresenta mensalmente os principais resultados consolidados de capacidade, garantia física e geração de todas as usinas do país conectadas no Sistema Interligado Nacional – SIN, sendo considerados empreendimentos com ao menos uma unidade geradora em operação comercial.

No ano de 2013, foram modeladas (simuladas no sistema) da CCEE 104 novas usinas, o que representa acréscimo de 10,8% no número de usinas em operação ao final de 2012. Já a capacidade instalada do parque gerador brasileiro apresentou acréscimo de 5,1%, ou seja, 6.009 MW, entre dezembro de 2012 e o mesmo mês de 2013. As fontes que mais contribuíram para tal aumento de capacidade foram térmicas a biomassa (1,27%), hidráulicas (1,1%), carvão (0,9%), óleo e bicombustível (0,7%) e gás (0,6%). Não entram nessa conta 594 MW em capacidade instalada de usinas eólicas do 2º Leilão de Fontes Alternativas e 630MW do 2º e 3º Leilões de Energia de Reserva. A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel considera esses empreendimentos em condições de entrar em operação, mas os parques estão com restrição até que seja efetivada sua interligação ao sistema distribuição/transmissão.

A geração das usinas com garantia física definida em ato regulatório atingiu 92% da garantia física em dezembro e 93% na média do ano. As hidrelétricas produziram acima da garantia física em quatro meses do ano, incluindo dezembro, tendo atingido uma média de geração de 98% da garantia física. Já as eólicas geraram acima da garantia física entre agosto e novembro, sendo que, no ano, atingiram 93% da garantia física, contra uma média anual de 77% das térmicas.

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia – no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo – por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos dos etor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.