Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

AveSui 2014

Diretor-geral da FAO, José Graziano recebe homenagem no primeiro dia da AveSui 2014

Personalidades técnicas e empresariais da avicultura e suinocultura também recebem distinção na abertura do evento, que contou também com o Painel de Biomassa e Bioenergia.

Diretor-geral da FAO, José Graziano recebe homenagem no primeiro dia da AveSui 2014

Diretor-geral da FAO, José Graziano recebe homenagem no primeiro dia da AveSui 2014Personalidades técnicas e empresariais da avicultura e suinocultura também recebem distinção na abertura do evento, que contou também com o Painel de Biomassa e Bioenergia
A AveSui 2014 iniciou nesta terça-feira, 13, em Florianópolis (SC), com a presença de uma das maiores autoridades mundiais em agricultura e alimentação, o diretor-geral da FAO (órgão das Nações Unidas para o setor) José Graziano, agrônomo e ex-ministro extraordinário de combate à fome. Ele foi homenageado como“Personalidade Mundial do Agronegócio”, pelo trabalho de relevância internacional que vem desenvolvendo nos últimos anos na FAO. “Por onde vou mundo afora encontro frango brasileiro. E agora vejo o mesmo com os suínos. É sem dúvida o produto mais bem acabado da indústria nacional, pois transformamos o milho em algo de alto valor agregado que também é a grande fonte de alimentação dos mais pobres”, ressaltou Graziano durante o discurso de agradecimento. 

Apesar de ele garantir que o planeta não vive atualmente uma ameaça de crise alimentar, ele reforçou que as mudanças climáticas podem, no futuro, trazer insegurança com relação à capacidade produtiva e o preço dos alimentos. “Estamos atrasados, de uma forma geral, na redução de danos ambientais. A prioridade é adaptar o que temos hoje e desenvolver variedades resistentes a seca e salinidade, por exemplo”, afirma o diretor da FAO, ao citar a forma como produtores em Bangladesh, outrora sinônimo de fome no mundo, conseguem cultivar arroz em áreas inundadas por água do mar. 
Além de Graziano, foram homenageadas personalidades técnicas e empresariais como a pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves, como “Personalidade Técnica da Suinocultura Brasileira”. O empreendedor Antônio Ianni (Ianni Agropecuária), recebeu a distinção como ““Personalidade Empresarial da Suinocultura Brasileira” e, no segmento de Avicultura, o professor e pesquisador Otto Mack Junqueira, da Unesp, foi reconhecido como “Personalidade Técnica”.
 
Biomassa & Bioenergia – Um dos paineis mais concorridos da AveSui 2014, que contou com cinco palestrantes, apresentou aos visitantes as inovações para solucionar um dos problemas de sustentabilidade mais graves no agronegócio: a destinação de dejetos dos animais. O coordenador do painel Biomassa e Bioenergia, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Dr. Paulo Armando Victoria de Oliveira, tratou de duas soluções que têm contribuído para amenizar este quadro: os biodigestores – equipamento que usa um processo vivo para fazer a transformação de matéria orgânica em energia, e os fertilizantes orgânicos – obtidos através da compostagem para tratar os dejetos suínos que resultam num adubo que pode ser utilizado para jardinagem. Oliveira apontou como benefícios a geração de renda, a possibilidade de dispor o plantel de suínos em uma mesma área, a destinação correta para os dejetos e a baixa emissão de gases de efeito estufa.

A programação desta terça-feira contou também com a reunião da Câmara Setorial de Aves e Suínos, o curso de Ciência e Conservação de Carnes e Embutidos, com Mario Portella, entrega do Prêmio Jovem Pesquisador, e encerrou com o curso de Otimização de Recursos na Suinocultura, quando foram repassadas noções e técnicas de gestão para produtores.

Mais informações: www.avesui.com