Os preços do suíno vivo em Mato Grosso aumentaram em 2014. No município de Rondonópolis, por exemplo, o quilo está custando R$ 3,10. A valorização é de 57% em relação ao mês de maio do ano anterior, quando custava R$ 2,08 o quilo. Os números são do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Pedro Roberto Tissiani, vice-presidente da Associação dos Criadores de Suíno de Mato Grosso (Acrismat), possui granja em Nova Mutum e diz que este é um bom momento para o setor. Ele afirma que os altos preços pagos ao produtor se explicam pelo aumento do consumo per capita. “O brasileiro está comendo mais carne de porco. Hoje as pessoas comem em média 15 quilos de carne suína por ano e a tendência é que até 2015 essa quantia seja elevada para 16 quilos”.
Mercado
A demanda russa pela carne suína mato-grossense deve aumentar nos próximos meses. Isto porque, segundo o vice-presidente da Acrismat, Roberto Tissiani, o país sofreu embargos dos Estados Unidos. Os conflitos diplomáticos, com relação a anexação da Península da Criméia à Russia, ocorreu entre fevereiro e março deste ano.