Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

A oportunidade de fazer a diferença - por Wolmir de Souza

Há muito tempo o setor e as entidades se juntam na conscientização e na pressão para que as pequenas plantas que abatem e/ou processam suínos.

A oportunidade de fazer a diferença - por Wolmir de Souza

Há muito tempo o setor e as entidades se juntam na conscientização e na pressão para que as pequenas plantas que abatem e/ou processam suínos com Inspeção Municipal (IM) ou Inspeção Estadual (IE) possam comercializar seus produtos em outros municípios ou estados. Com a alegação de que, se tal produto pode ser consumido pela população deste município, poderá também ser consumido em todo o território Nacional. Partindo deste princípio, mas mantendo o histórico de excelência que sempre nortearam as políticas sanitárias deste estado, uma parceria entre o SEBRAE e a CIDASC, com apoio do INCS, estão trabalhando em um processo amplo de qualificação das plantas, produtos e processos a fim de padronizar e manter nestas plantas um rigoroso controle de qualidade que, dará sim à planta a condição de vender para outras regiões sendo este um diferencial econômico, mas será também uma exigência para todas as plantas pois este também é a exigência do consumidos.
Vivemos um momento de intensa transformação, acredito no setor e na atividade, tendo nas pequenas plantas a fonte de sustentação do produtor independente e na relação entre eles o caminho para um diferencial econômico e para mim, uma  ação institucional que vai muito além de simplesmente comemorar as altas e lamentar as quedas do preço do suíno, um mecanismo capaz de garantir a rentabilidade com equilíbrio do agronegócio suinícola.
Acredito que as exigências em ambos os setores, aliados a união dos atores são bem vindas; a IN que trata sobre as exigências referentes as fábricas de ração, apesar de estar aprovada a décadas ainda causa medo e insegurança; vejo isso além de legalizar tecnicamente nossa produção , um mecanismo de incentivar o modelo associativo, reduzir custos e dividir responsabilidades.
Todos estes processos, que causam alguns medos mas garantirão a permanência do setor, a soma destas melhorias concluirão com o principal objetivo do INCS; O Selo de Qualidade da Carne Suina, mecanismo de marketing que colocará grandes produtos produzidos por pequenas marcas lado a lado com grande marcas, tendo a confiabilidade e o apreço do consumidor nacional.