Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

PR: Chuvas causam danos pontuais à produção de grãos

O excesso de chuvas que atingiu o Paraná em junho causou apenas danos localizados às regiões produtoras de grãos.

O excesso de chuvas que atingiu o Paraná em junho causou apenas danos localizados às regiões produtoras de grãos. Conforme Juliana Yagushi, analista do Departamento de Economia Rural do Estado (Deral), houve relatos pontuais de alagamentos, tombamento de plantas e erosão do solo em lavouras de segunda safra de milho, que estão em fase de colheita. Ainda assim, está mantida a previsão de produção de 9,96 milhões de toneladas, 2,6% aquém do ciclo 2012/13, em função da menor área semeada este ano.

“Por conta das chuvas, tivemos de perda de área plantada em Paranavaí e Umuarama [noroeste paranaense], mas é algo pequeno. Mesmo assim, prejuízos à qualidade do grão não estão descartados”, afirma Juliana. Estima-se que 8% da área com milho safrinha já esteja colhida, à frente dos 4% de um ano atrás.

No caso do trigo, houve registros pontuais de inundações e lentidão no plantio. “No auge das chuvas, há duas semanas, chegamos a ter 7 pontos percentuais de atraso na semeadura em Guarapuava [centro-sul do Paraná], mas já caminhamos para a normalização”, diz Hugo Godinho, também do Deral. O órgão mantém a previsão de colheita em 4 milhões de toneladas, bem acima das 1,88 milhão de toneladas da safra 2012/13, que sofreu com o clima. Até agora, 88% da área foi plantada.

No Rio Grande do Sul, as chuvas atrasam o plantio de trigo, que está concluído em 65% da área, ante a média histórica de 78% para o período, conforme a Emater. A entidade admite uma “grande probabilidade” de que a área fique abaixo da estimada inicialmente.