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Exportação

Reabertura do mercado chinês para a carne é nova oportunidade para o Brasil planejar seu papel no comércio mundial

Brasil terá que implantar mudanças significativas no modo como encara seu relacionamento comercial com o mundo, acredita presidente da SRB.

A reabertura do mercado chinês à carne bovina brasileira cria nova oportunidade para o Brasil pensar, planejar e organizar o seu papel no comércio agrícola mundial. É o que afirma o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira.

“Temos que nos preparar para nos posicionarmos como o guardião da segurança alimentar do planeta”, assinala Junqueira, que ressalva: “só que isso passa pela elaboração de políticas que conectem de modo proativo a presença do País no comércio mundial”.

Na avaliação do presidente da Rural, para participar de modo ativo e decisivo da competição global – agregando a sua já forte cesta exportadora commodities, o embarque cada vez maior de produtos industrializados -, o Brasil terá que implantar mudanças significativas no modo como encara seu relacionamento comercial com o mundo.

Para Junqueira, no complexo comércio agrícola mundial, o Brasil tem que estudar e compreender o que os países importadores querem e estão dispostos a comprar, para, em seguida, discutir internamente – envolvendo governo e toda a cadeia produtiva do agronegócio – um plano estratégico de como oferecer um cardápio de produtos com preço, qualidade, socioambientalmente responsável e com garantia de entrega.

“E isso passa por negociações objetivas, acordos de longo prazo e parâmetros claros de direitos e obrigações tanto no âmbito doméstico [entre governo e setor privado] quanto externo [com nossos compradores].”

Na análise do presidente da Rural, no mundo das grandes cadeias de valor, não há competitividade possível se não houver integração e especialização. “E o agronegócio é um trunfo geopolítico que temos. O setor deve estar na agenda do executivo como item de segurança nacional.”