Lançado em meados de 2012 pela Vaccinar, o Pottent Galos é um premix desenhado especificamente para galos em fase reprodutiva e que apresenta expressiva aceitação no mercado, especificamente pela melhoria dos resultados que proporciona. Para sua elaboração, foi considerada a adoção de programas de alimentação que permitem o desenvolvimento adequado do sistema reprodutor do macho, proporcionando excelentes índices de fertilidade e eclosão em um lote de matrizes pesadas. Para isso, é necessário controlar a taxa de crescimento e a capacidade de deposição do músculo peitoral.
De acordo com Cláudio Franco, Assessor Técnico de Aves, Matrizes Pesadas da Vaccinar, com as novas características dos reprodutores pesados e com o expressivo ganho de peso, as rações formuladas com base no conceito do Pottent Galos, acrescidas de nutrição específica para machos, levaram a melhores resultados em todas as empresas atendidas pela Vaccinar.
Ainda de acordo com Franco, a ração, composta por nutrientes funcionais e adsorventes de alta eficiência, possibilitou melhor controle de peso e conformação. Assim, “os resultados são observados no campo todos os dias e o aumento da fertilidade é comprovado cotidianamente pelos clientes”.
Desse modo, baseado nos conceitos da Nutrição de Precisão Vaccinar, os níveis de vitaminas, minerais e aminoácidos são especificamente trabalhados para garantir o desempenho reprodutivo excepcional. Minerais orgânicos e aminoácidos verdadeiramente disponíveis são alguns dos conceitos tecnológicos diferenciados que compõem o produto. Além disso, as vitaminas C e E são antioxidantes poderosos utilizados para prevenir o estresse oxidativo, um dos fatores responsáveis pela infertilidade dos machos.
Por fim, a nutrição com o Pottent Galos proporciona um macho com melhor conformação corporal e eficiência reprodutiva acentuada. Assim, altas taxas de fertilidade são alcançadas precocemente e mantidas por períodos mais longos, minimizando a queda da eclosão por infertilidade mesmo em lotes mais velhos, nos quais ocorre uma natural redução fisiológica. Em síntese, o uso do Pottent Galos possibilita o aumento das taxas de fertilidade e, consequentemente, da eclosão, elevando o número de pintos por matriz alojada.