A colheita de milho da safra 2014/15 está acelerada no cinturão de produção de grãos dos Estados Unidos, conhecido como Corn Belt. Relatório divulgado no final da tarde desta segunda-feira (15) pelo Departamento de Agricultura do país (Usda) aponta que dos 18 principais estados produtores sete estão com os trabalhos adiantados em relação a 2013. Illinois, segundo maior produtor norte-americano, é um deles. Até o momento, 2% da área dedicada ao milho no estado foram colhidos. Na Carolina do Norte a colheita já ultrapassa metade do terreno do cereal e no Texas, perto de 60% foram colhidos.
A colheita norte-americana do grão chega a 4% da área total cultivada com o produto, mesmo índice desta época do ano passado. Nos últimos cinco anos, o índice alcançava 9% nesta data.
Soja
No quadro da soja, o Usda não mexeu nos indicadores de condições das lavouras. Em média, 73% da área total destinada à cultura estão em boas ou excelentes condições. O porcentual está acima dos 50% apontados na média de cinco anos. Além disso, o órgão apontou que 24% das plantações estão “lourando”, o que significa dizer que estão perto da fase ideal para colheita.
E nos próximos dez dias a previsão indica que não haverá obstáculos para as máquinas entrarem em campo. O acúmulo de chuvas deve ficar entre 16 e 30 milímetros no Meio-Oeste norte-americano.
Mercado
Apesar dos números baixistas sobre as condições das lavouras e o andamento da colheita, os grãos tiveram um dia azul na Bolsa de Chicago. O milho terminou o pregão com alta de mais de 1%.