Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Novidade

Frango no balde "ameaça" a pizza no delivery de Curitiba

Uma nova onda na gastronomia delivery vem tomando Curitiba.

Frango no balde "ameaça" a pizza no delivery de Curitiba

Uma nova onda na gastronomia delivery vem tomando Curitiba. É o frango no balde, que vem espalhando-se por todas as regiões da cidade e ameaçando, inclusive, o domínio da tão propalada pizza. No site curitibadelivery.com o prato já reina. Nos dois últimos meses, as lanchonetes e restaurantes que trabalham com este prato tiveram 26 mil acessos no site, contra 16 mil das pizzarias, e 11 mil dos japoneses, o terceiro colocado. O curitibadelivery.com teve entre agosto e setembro 160 mil acessos e 380 mil visualizações de página.

“De um ano para cá o frango no balde explodiu na cidade. Atualmente, é difícil encontrar um bairro que não tenha uma loja vendendo o produto”, diz Ryad Charkie, do curitibadelivery.com . Na ponta do lápis, seriam cerca de 36 lojas específicas de frango no balde funcionando na Capital. Mas outras casas e lanchonetes que comercializam outros pratos acabaram aderindo ao frango, portanto o número de estabelecimentos vendendo o produto é certamente muito maior.

“Não é o carro chefe da casa, mas aproveitei a onda. Hoje o frango no balde representa quase 40% das saídas de pedidos delivery”, conta Vanderlei Maricato, sócio-proprietário da Memphis Hamburgueria, que como diz o nome, é especializada em hamburgueres.

Em Curitiba, a La Casa di Frango, aberta em 1975, afirma que foi o primeiro estabelecimento a comercializar este tipo de iguaria no primeiro restaurante da rede, aberto na Avenida Presidente Kennedy, em 1979. A diferença era que o frango frito empanado com farinha especial era servido, primeiro em cestos de vime, e posteriormente em caixas de papelão, usadas até hoje para o delivery pela empresa. A loja do Juvevê tem a opção do frango no balde.
Isso é verdade. Embora o frango frito seja um dos pratos prediletos nos bares e botecos há décadas, o apelo do frango no balde é um pouco mítico. No exterior, as redes de fast foods de frango frito já usam o artifício desde os anos de 1950. A criançada adora, os adultos aprovam, além de sempre ficar aquela impressão de que se ganhou um novo item guarda tudo na cozinha. Também é claro que o preparo e temperos fazem dele um prato diferenciado.

Vantagens — O frango no balde — que dependendo da loja serve porções de 300 gramas a 1 quilo — tem algumas vantagens. Uma delas, primordial, é que o custo do frango quase sempre compensa o de outras carnes. Na maioria dos estabelecimentos também são oferecidas porções de polenta, batata e mandioca. Em algumas, há porções também de coração e fígado de frango também empanado.
Mas nada como ser novidade, uma onda, como dizem os empresários, fator que faz impulsionar as vendas. “Temos uma onda agora, como aconteceu com outros tipos de negócios.  É um modismo, onde no futuro não vão ficar todos, mas alguns vão conseguir permanecer”, diz Ryad, com a experiência de quem vive no ramo gastronômico há anos.

Pizza — Mas a presença e avanço do frango no balde não significa que a pizza delivery perdeu seu espaço em Curitiba. Ela ainda é o prato mais pedido por telefone. Além disso, um levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Similares de Curitiba (Sindotel) do ano passado mostrava que a Capital contava com quase 400 pizzarias na cidade, um número que poucos fazem frente, e domínio inconteste nos pedidos de comida em casa.