Mercados em Chicago continuam “confundindo” vários participantes. Sem uma definição exata de tendência no curto prazo, altas e baixas são intercaladas várias vezes durante a semana e até durante os dias. Esta manhã mais um dado “estranho” registrado: O USDA reportou que mais de 2 milhões de toneladas de soja foram vendidas para os Chineses durante a semana passada.
O que é estranho não é a quantidade de vendas, que pode ser vista como completamente normal para esta época do ano. O que traz questionamento é o fato de tal quantia ser relatada sem nenhuma parte desta venda ter sido anunciada nos relatórios diários de exportação semana passada. Cada venda de mais de 100.000 toneladas deve ser relatada por exportadores ao USDA, que anuncia tais vendas nos relatos diários, ás 8 da manhã horário Chicago. A questão na mente de vários participantes esta manhã é: a matemática não funciona. Como 2 milhões de toneladas são vendidas em uma semana sem que uma venda seja acima de 100.000 toneladas, ou dois navios?
Uma teoria sobre tais vendas é que um percentual dos 2 milhões anunciados faz parte dos contratos fechados pela delegação Chinesa que veio aos EUA em Setembro e que só agora estão sendo exportados. O USDA não oferece respostas claras no momento sobre o assunto.
De qualquer maneira – a realidade é que a demanda continua e deverá continuar forte. Apenas frisamos que o Departamento de Agricultura Americana já inclui um aumento de 5 milhões de toneladas da demanda Chinesa para este ano seguinte nos seus números de estoques finais.
Moral da história: Mesmo com uma demanda que deve sim continuar forte, o crescimento da oferta é bem mais acelerado com a união de clima favorável e tecnologias atuais. Relatos da colheita nos EUA indicam para a possibilidade de safras ainda maiores à serem anunciadas no próximo relatório do USDA, dia 10 de Novembro.