O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado -, encerrou janeiro com variação negativa de 0,24%.
Em levantamento recém-divulgado, o IEA informou que, entre os 20 produtos pesquisados (14 de origem vegetal e seis de origem animal), os que mais caíram no mês foram a banana nanica (21,01%), a soja (12,92%) e o amendoim (7,64%). Os destaques “altistas”, em contrapartida, foram a batata (44,2%), o tomate para mesa (42,46%), o trigo (16,95%) e o algodão (5,13%).
Conforme o IEA, o recuo dos preços da banana reflete o aumento da oferta decorrente do clima quente e chuvoso e a queda da demanda derivada da “concorrência” de outras frutas no verão. A baixa da soja foi influenciada pela produção recorde no país nesta safra 2012/13, ao passo que uma liberação de estoques de amendoim no mercado provocou a baixa do produto.
Entre os produtos que mais subiram, a batata sentiu o fim da colheita na região de Itapeva, no interior paulista, o tomate teve a colheita prejudicada pelas chuvas e o trigo seguiu o comportamento das cotações no mercado internacional, que encontram sustentação nas quebras de safra em países como Rússia e Argentina.