Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Índice de preços agropecuários no campo paulista recua em janeiro

Baixa da soja foi influenciada pela produção recorde no país nesta safra 2012/13

Índice de preços agropecuários no campo paulista recua em janeiro

O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo calculado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) – vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado -, encerrou janeiro com variação negativa de 0,24%.

Em levantamento recém-divulgado, o IEA informou que, entre os 20 produtos pesquisados (14 de origem vegetal e seis de origem animal), os que mais caíram no mês foram a banana nanica (21,01%), a soja (12,92%) e o amendoim (7,64%). Os destaques “altistas”, em contrapartida, foram a batata (44,2%), o tomate para mesa (42,46%), o trigo (16,95%) e o algodão (5,13%).

Conforme o IEA, o recuo dos preços da banana reflete o aumento da oferta decorrente do clima quente e chuvoso e a queda da demanda derivada da “concorrência” de outras frutas no verão. A baixa da soja foi influenciada pela produção recorde no país nesta safra 2012/13, ao passo que uma liberação de estoques de amendoim no mercado provocou a baixa do produto.

Entre os produtos que mais subiram, a batata sentiu o fim da colheita na região de Itapeva, no interior paulista, o tomate teve a colheita prejudicada pelas chuvas e o trigo seguiu o comportamento das cotações no mercado internacional, que encontram sustentação nas quebras de safra em países como Rússia e Argentina.