Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Holding controladora do Grupo JBS anuncia compra do Canal Rural

Contrato de aquisição da emissora que pertencia ao Grupo RBS, de Eduardo Sirotsky Melzer, pela J&F, de Joesley Batista, foi assinado na tarde desta quarta, dia 20, em São Paulo.

A J&F, holding que controla o Grupo JBS, anunciou nesta quarta, dia 20, a aquisição do Canal Rural, emissora de TV de abrangência nacional, com foco no conteúdo voltado ao agronegócio, que pertencia ao Grupo RBS. O contrato de aquisição foi assinado na tarde desta quarta, em São Paulo, pelo presidente da holding, Joesley Batista. O valor da operação não foi divulgado.

A J&F, controladora da maior empresa de processamento de proteína animal do mundo, assume 100% do controle do Canal Rural e do Portal RuralBR. Para realizar a aquisição, a holding informou ter utilizado apenas recursos próprios.

Segundo a RBS, grupo de comunicação presidido por Eduardo Sirotsky Melzer, o Canal Rural é uma empresa rentável, que atingiu em 2012 um faturamento de R$ 50 milhões. O motivo da rede gaúcha ter optado pela venda é o fato de este negócio não estar alinhado com a estratégia futura da RBS.

O presidente da J&F, Joesley Batista, disse que, com a compra da emissora o grupo pretende ficar mais próximo dos produtores rurais, já que pesquisas recentes mostram que, no meio rural, o veículo televisão é o meio mais eficaz de comunicação. Segundo Batista, o grupo está sempre atento a oportunidades para novas aquisições no mercado e não é sempre que se encontra um ativo desta qualidade à venda.

Batista afirmou ainda que a J&F acredita no potencial do agronegócio e que, por isso, não há nada mais alinhado com esta expectativa do que investir no canal que é líder na cobertura jornalística do setor. O presidente da holding não revela quais os investimentos previstos para o Canal Rural, mas informa que os planos ainda serão discutidos com base nas estratégias futuras e anunciados posteriormente.

Os novos controladores da emissora garantem, porém, que não pretendem mudar o atual formato de negócios, baseado em TV e no portal RuralBR. Projetos em andamento como SmartTV, dispositivos móveis, educação e eventos estão mantidos. A programação também não deve ser alterada e a J&F garante que não haverá mudanças nos cargos de comando da emissora da TV.

A receita do Canal Rural é baseada em publicidade, leilões e eventos. Na área publicitária, os diretores da emissora dizem que vêm registrando um crescimento de 20% ao ano com uma estratégia de plataforma de comunicação para o setor do agronegócio, abrangendo mídias como internet e mobile.

Joesley Batista nega que haja qualquer intenção do grupo em blindar a JBS de críticas por parte do jornalismo especializado e garantiu que o Canal Rural não será pautado pelos interesses da empresa. Batista destacou que o Canal Rural vai continuar seguindo os padrões de ética de um veículo de comunicação, com conteúdo imparcial.